40 curiosidades do café que você não sabia
Você acreditaria se alguém te falasse que o café é o segundo produto mais comercializado mundialmente, perdendo somente para o petróleo? Pode parecer mentira, mas é apenas um dos inúmeros fatos curiosos sobre a bebida e, para te surpreender ainda mais, ao longo desse post citaremos 40 curiosidades do café ligadas à sua origem, formas de consumo e inúmeras outras características.
Confira a seguir e veja se já conhecia alguma dessas informações:
- Como citamos acima, o segundo elemento mais comercializado no mundo é o café, enquanto que o primeiro é o petróleo. Isso reforça sua importância mundial, destacando também a curiosa importância que líquidos pretos possuem na economia.
- Em relação a bebidas, o café também ocupa o segundo lugar em consumo, perdendo para a água.
- O Brasil possui extrema importância nesse mercado, sendo detentor de aproximadamente um terço da produção mundial de café.
- A princípio, o café era utilizado como comida, consumido por tribos africanas como fonte de energia.
- De todas as bebidas consumidas durante o café da manhã, 65% possui café em sua composição.
- Segundo uma das lendas sobre a bebida, o café foi descoberto por um pastor da Etiópia, que notou que suas cabras ficavam com comportamento alterado ao comerem os grãos.
- Consumido em excesso o café pode ser mortal, por causa da cafeína. Porém, para chegar a tanto, seria necessário beber aproximadamente 100 xícaras seguidas, e com pressa, o que dificilmente alguém faria.
- Para os árabes, o café possui tamanha importância que há até mesmo um ritual para servi-lo, e que deve seguir a regra de nunca encher a xícara além da metade.
- Um dos modos mais tradicionais de consumir café no Brasil antigamente era utilizando broa, bolo de fubá ou polvilho como acompanhamento.
- O famoso Nescafé, da Nestlé, foi criado em 1938 baseado na invenção do café instantâneo, de Satori Kato, datada de 1901.
- Com o aumento do islamismo a bebida se tornou mais popular, uma vez que a religião proibiu o consumo de álcool, mas considerou o café aceitável para ser consumido.
- Beethoven possuía uma certa obsessão por café, sendo que cada xícara que consumia deveria possuir exatamente 60 grãos da planta, nem uma a mais ou a menos.
- O café espresso é parte essencial da vida dos italianos, o que o fez ser regulado pelo governo do país.
- Em doses controladas, o café pode ser extremamente bom para a saúde, mantendo inclusive o fígado e o coração longe de problemas.
- Em algumas culturas, como a turca, é comum utilizar a borra do café para ler o futuro de quem consumiu a bebida.
- O café sempre esteve presente na economia brasileira, embora muitos historiadores acreditem que ele foi ruim em relação à industrialização do país, tendo atrasado a mesma, enquanto outros defendem que foi fundamental para que ela ocorresse de forma mais rápida.
- O café na verdade é uma fruta, mais especificamente um tipo de cereja.
- O Hawaii é o único Estado dos Estados Unidos que produz café. Os principais polos de cultivo são os países quentes da Ásia, América e África.
- A bebida já foi tema de uma composição satírica de Bach em 1732, cujo foco era o vício em café.
- O café já foi parte de uma curiosa lei turca, que determinava que uma mulher poderia pedir divórcio caso seu marido não provesse a casa com uma quantidade específica da bebida.
- Em Nápoles, no início do século XX, foi adotada uma prática denominada “ café suspenso”, na qual os clientes ricos costumavam pedir e pagar dois cafés nos estabelecimentos, porém bebiam somente um, deixando o outro para outra pessoa.
- A crise de 1929 refletiu diretamente na economia brasileira, e um dos episódios marcantes da época foi a ordem do então presidente Getúlio Vargas para que 80 milhões de sacas de cafés fossem queimadas.
- O café já foi considerado doping nos jogos olímpicos, por conta da cafeína.
- Em 1675 as cafeterias foram proibidas pelo rei da Inglaterra, pois ele acreditava que eram locais onde as pessoas iam para conspirar contra ele.
- Além de ser uma bebida que relaxa e estimula, o café também pode ser usado como fertilizante.
- Os pés de café podem crescer muito mais, porém são cultivados para terem em média 3 metros para facilitar a colheita.
- Em 1600 houve controvérsia sobre o café ser ou não uma bebida que poderia ser consumida por cristãos. Quem colocou fim à dúvida foi o Papa Clemente VIII, alegando que não havia problema em consumi-la.
- Supostamente, pessoas que não bebem café regularmente podem encontrar na bebida um aliado no alívio de dores, como as musculares, devido a ação da cafeína no organismo.
- O café é um ótimo eliminador de odores, podendo ser deixado, por exemplo, dentro da geladeira para evitar cheiros ruins. Para isso, utilize-o moído, dentro de um recipiente.
- O café moído também é aliado da beleza, sendo indicado como esfoliante caseiro.
- A cafeína não se restringe somente ao café: ela pode ser encontrada também em outras bebidas, como energéticos, refrigerantes e chás.
- O famoso café espresso, que utiliza a pressão da água quente para o preparo, foi inventado em 1906 pelo belga George Washington.
- Os baristas são os profissionais destinados a conhecer e preparar o café com excelência. A profissão, por sinal, é extremamente respeitada na Itália.
- O café espresso costuma ter 2,5% de gordura, enquanto que o filtrado tem em média 0,6%.
- O conceito de intelectualidade ligado à bebida existe desde sua origem e se mantem até hoje.
- Existem mais de 20 tipos de cafés, porém os mais utilizados para consumo são o Arábica e o Robusta.
- O café Arábica, mais suave, detém 70% do consumo. O Robusta, com 50% a mais de cafeína, detém 30%.
- A palavra Cappucino, datada do século XVI, faz referência aos capuzes usados pela Ordem dos Capuchinhos, localizada na Itália.
- Cada país possui seu modo de servir a bebida. No Japão, por exemplo, o café é servido gelado, enquanto que na França ele leva chicória em seu preparo.
- Os cidadãos de Nova York bebem me média sete vezes mais café do que as pessoas de outras cidades dos Estados Unidos.
E você, conhece alguma curiosidade do café que não citamos aqui?
Sem dúvidas existem muitas outras curiosidades sobre o café que não citamos aqui, e se você conhece alguma delas pode compartilhar conosco através dos comentários. Aliás, para prender ainda mais sobre a bebida, não deixe de conferir nossos posts sobre Café Gourmet, Café Espresso ou Expresso e Tipos de Grãos de Café.
Então, não se esqueça: se esquecemos curiosidades do café que são importantes, cite para a gente abaixo para que esse post fique mais completo =)
---------------- Quero fazer um curso de barista grátis ----------------