modelos de cafeteria

Existem diversos modelos de cafeteria que servem de inspiração para quem quer montar o próprio negócio ou descobrir novos lugares para conhecer, mas será que a sua cafeteria se encaixaria nesse meio? Todos sabemos como uma ambientação ou conceito diferentes podem fazer a diferença, por isso separamos abaixo 10 cafés que são referência em criatividade.

Confira.

Como criar um modelo de cafeteria diferente

Além de obter referências e se inspirar, porém, queremos também que você saiba por onde começar quando for pensar no seu próprio modelo de cafeteria. Muitas dicas a esse respeito estão disponíveis na nossa série de posts sobre Como Montar Uma Cafeteria e algumas serão colocadas abaixo, falando sobre todos os detalhes que podem ser trabalhados para que um negócio único seja criado:

  • DECORAÇÃO: essa pode ser uma forma criativa de começar, pois permite trabalhar com os móveis, as cores escolhidas para as paredes e diversos objetos, como quadros. Sua cafeteria pode, por exemplo, trabalhar com apenas duas cores, adotar um estilo diferente de iluminação, ter luminárias inusitadas no teto ou reunir todas essas ideias em uma só.
  • CONCEITO: outro ponto que pode e deve ser trabalhado em sua cafeteria é o conceito que ela quer passar para o seu público. Todos nós sabemos que esse é o tipo de local ideal para passar um tempo relaxando, conversando com os amigos e até mesmo trabalhando, e podemos dizer que esse é o conceito geral que temos em relação a cafeterias, por isso cabe a você buscar fazer diferente, criando um modelo que reúna essas e outras características.

Entre as ideias que podem ser trabalhadas estão: pensar em um formato diferenciado para que o cliente pague o que consumiu e ser pet-friendly.

10 modelos de cafeteria

Confira agora nossa lista com 10 cafeterias que adotaram um modelo diferente de trabalho:

1- PRETO CAFÉ: localizada em São Paulo, essa cafeteria adotou um modelo inusitado de cobrança, no qual cada cliente paga o que acha justo pelo que consumiu e ainda tem acesso a todos os custos do local, como valor da conta de luz. A sua proposta principal é a transparência.

modelo de cafeteria preto café

2 – CAFÉ COM GATO: com sede em Sorocaba, mas trabalhando também no sistema de franquias, a Café com Gato não é apenas uma cafeteria, mas também um local destinado aos apaixonados por gatos. Lá, além de experimentar os cafés e as comidinhas, é possível comprar itens com estampas felinas na lojinha e até mesmo passar um tempinho com os diversos gatos que ficam por ali. Detalhe importante: eles possuem seu próprio espaço, garantindo a higiene do local.

modelo de cafeteria café com gato

3 – CAFÉ ZIFERBLAT: ainda no assunto “formas inusitadas de cobrança”, temos o Ziferblat, um café russo de grande sucesso em Londres. Lá, cada cliente pode se servir do que quiser e irá pagar somente pelo tempo que permanecer no local, além de poder utilizar a cozinha para preparar seu próprio lanche. Ao sair, o recomendado é que cada um lave a louça que utilizou.

modelo de cafeteria ziferblat londres

4 – GALATA KONAK CAFÉ: é uma cafeteria turca, considerada uma das mais famosas do mundo, que eleva a experiência de uma refeição ou café ao ar livre a outro nível. Do seu espaço, é possível que os clientes desfrutem de uma bela vista para diversos pontos turísticos da Turquia enquanto tomam uma xícara de café ou um café da manhã completo.

modelo de cafeteria galata konak cafe

5 – TRUTH CAFÉ: nessa cafeteria localizada na África do Sul o cliente tem a experiência de estar dentro de uma fábrica ou de um filme estilo Mad Max ou similar, graças à decoração adotada. Cada item remete a maquinários diversos, desde o balcão, repleto de canos, funis e materiais cromados, até o tampo das mesas, que simulam rodas de engrenagens.

modelo de cafeteria truth coffee

7 – CAFÉ CONTAINER: como o próprio nome sugere, essa cafeteria inovou adotando um modelo inusitado em seu layout. Além da decoração especial, sua estrutura é toda trabalhada a partir de containers, fazendo com que Campinas tenha um espaço único e diferente para os amantes do café.

modelo de cafeteria café container

8 – LOGOMO CAFÈ: é uma cafeteria finlandesa que apostou no minimalismo para criar um modelo diferente. Além disso, seus poucos móveis e decoração são todos em preto e branco, trabalhando também a assimetria em diversos detalhes, possibilitando uma sensação única para quem entra no local.

modelo de cafeteria logomo cafè

9 – CHOCOLATE BAR: está localizado na Polônia, pode na verdade ser considerado uma cafeteria e apresenta uma decoração divertida, que sem dúvidas mexe com o sensorial dos clientes. Trabalhando com duas cores principais, sendo elas o preto e o marrom, sua proposta é de fato remeter ao chocolate, utilizando para isso luminárias que simulam gotas de leite caindo do teto e efeitos na parede, como se ela fosse chocolate derretendo.

modelo de cafeteria chocolate bar

10 – THE VINTAGE EMPORIUM: a proposta dessa cafeteria londrina fica clara tanto em seu nome quanto na sua decoração e nos produtos que vende: pode-se dizer que é um verdadeiro espaço vintage, onde os apaixonados por café e antiguidades podem encontrar peças únicas à venda, sejam roupas ou objetivos diversos.

modelo de cafeteria the vintage emporium

Além desses, existem muitos outros modelos de cafeteria para você se inspirar para a criação de um espaço totalmente novo que se destaque.

Quer mais ideias ou tem alguma dúvida? Fale com a gente agora mesmo nos comentários.

---------------- Quero fazer um curso de barista grátis ----------------