O que são papilas gustativas?
Durante os anos de escola, mais especificamente nas aulas de ciências, todos nós aprendemos o que são papilas gustativas, porém esse é o tipo de conhecimento que tende a cair no esquecimento com o passar do tempo. Mas, mesmo esquecidas, elas não deixam de fazer parte de nossas vidas com um papel de extrema importância, influenciando diretamente nos sabores que sentimos.
Continue conosco até o final desse post para relembrar o que são papilas gustativas e descobrir mais sobre elas.
O que são papilas gustativas
Explicar o que são papilas gustativas pode ser uma tarefa um pouco complexa, caso a tarefa seja a de falar também sobre todos os elementos que as compõem e auxiliam no seu funcionamento.
Explicando de forma simples, porém, pode-se dizer que as papilas gustativas são estruturas que se localizam na superfície da língua, sendo responsáveis por fazer com que sintamos os sabores do que ingerimos. Elas dividem-se em quatro tipos específicos, sendo eles papilas filiformes, papilas fungiformes, papilas foliadas e papilas valadas.
É por causa das papilas gustativas, por sinal, que cada parte da língua humana é responsável por identificar sabores diferentes:
- Os sabores amargos são sentidos no fundo da língua;
- Os sabores doces são sentidos na ponta da língua;
- Os sabores salgados e azedos são sentidos tanto do lado esquerdo quanto do lado direito.
Para quem não vive sem café, principalmente por conta de trabalho, as papilas gustativas desempenham um papel ainda mais importante, por contribuírem para que as degustações sejam feitas de forma mais assertiva, o que não deixa de ser relevante também para o consumidor final.
As papilas gustativas na degustação de café
Um fato desconhecido por muitas pessoas que querem se aventurar no mundo do café é que, infelizmente, nem todo mundo possui capacidade para se tornar um degustador, justamente por causa da “quantidade” de papilas gustativas, informação que pode ser descoberta através de testes específicos.
Testes esses que indicam se o indivíduo possui pouca sensibilidade a sabores, se pode ser considerado um degustador normal ou mesmo um degustador nato. Já quem simplesmente quer aproveitar ao máximo os sabores que somos capazes de sentir quando se trata do famoso cafezinho não precisa realizar testes, mas sim tomar alguns cuidados e seguir algumas dicas.
Um desses cuidados é evitar beber café requentado ou que tenha sido preparado a mais de 20 minutos, pois após esse tempo começa a ocorrer a oxidação, que muda o sabor da bebida. E, para sentir sabores diferenciados, a dica é apostar nos blends de café, que nada mais são do que misturas de grãos diferentes a fim de obter combinações exclusivas e que agradem ao paladar.
Ou seja: mesmo já sentindo o sabor do café, nada impede que você o potencialize através de combinações incríveis e do preparo e consumo corretos dessa bebida tão amada.
E então, relembrou o que são as papilas gustativas e a função que desempenham em nosso corpo? Lembre-se que são estruturas incríveis, que nos possibilitam sentir sabores igualmente incríveis e, de quebra, ainda trabalhar com base na degustação dos mesmos. Se você conhece alguma curiosidade ou tem algo a acrescentar sobre esse assunto, deixe um comentário abaixo.
---------------- Quero fazer um curso de barista grátis ----------------