barista-o-que-é

Barista é o profissional que encontramos nas cafeterias, trabalhando com cafés dos mais variados tipos e preparando bebidas diversas à base do grão. Logo, ele deve saber tudo sobre o assunto, e, como o nome sugere, pode ser requisitado também em bares e outros locais, portanto engana-se quem acredita que quem seguir nessa área trabalhará somente servindo xícaras diariamente.

Por isso nesse post vamos explicar do que se trata essa profissão, quais são as possibilidades de trabalho e como obter sucesso trabalhando com essa bebida tão querida por todos. Então, se você tem alguma dúvida a respeito, continue a leitura até o final.

O que faz um barista

Criada na década de 1990, a profissão de Barista vem ganhando cada vez mais destaque e gerando mais curiosidade à medida que aumenta o interesse das pessoas pelo consumo de cafés especiais. Mas, para quem busca entrar nesse mercado, é importante ressaltar que não basta simplesmente saber servir café, mas sim entender a arte por trás desse simples gesto.

O conhecimento exigido é proporcional ao grande número de cursos na área que surgiram desde então. Cada profissional é treinado para conhecer a fundo todos os detalhes que envolvem a criação de uma xícara de café que beire a perfeição ou que a alcance, como enfatiza Antonio Sergio Souza, do site especializado Revista Cafeicultura.

Entre os domínios que um barista deve ter, podemos citar os que seguem abaixo, postados originalmente no nosso post Curso de Barista: Como Fazer a Melhor Escolha:

  • O conhecimento da matéria prima e todo o processo que a envolve até chegar à xícara do cliente, como colheita e moagem;
  • A capacidade de fugir do comum, servindo um café com leite quando for solicitado, mas também elaborando um novo cardápio através de drinks que levem não apenas licores ou bebidas alcoólicas em sua composição, mas principalmente o café;
  • A capacidade de manusear máquinas profissionais de modo a obter a melhor bebida;
  • A capacidade de realizar verdadeiras artes na superfície do café servido, através de técnicas como grafismo e latte art, feitas a partir do leite.

Saber a diferença entre um expresso, um caffe mocha, um latte machiatto, um cappuccino e todos os principais tipos de cafés servidos atualmente também é um fator determinante para se alcançar sucesso na carreira.

Como ser um barista

Para obter todo o conhecimento acima, porém, é preciso estudo e dedicação. E, como em qualquer profissão, quanto maior o domínio do assunto, maior também o reconhecimento recebido e até mesmo o salário.

Portanto, não basta simplesmente procurar por um curso de barista qualquer, mas sim aquele que mais irá agregar em sua carreira e tornar mais amplo seu conhecimento. Para isso, é possível contar com uma diversidade de opções, que vão desde o básico até o avançado.

Entre os cursos existentes estão:

  • Curso de torra: como o nome sugere, aborda todo o aspecto de torra do café, bem como o funcionamento do equipamento utilizado e possíveis resultados que podem aparecer;
  • Curso de degustação: voltado a ensinar o barista a diferenciar os tipos de grãos de café, bem como a classificação de cada um e os blends que podem ser feitos a partir deles;
  • Curso de drinks: ideal para baristas que querem aprender a preparar diferentes bebidas tendo como base o café;
  • Curso de preparo caseiro: é voltado para quem quer aprender a identificar um bom café e prepara-lo no conforto de sua casa. Porém, não deixa de ser interessante também para o barista, uma vez que ele, tendo esse conhecimento, poderá dar dicas mais sólidas para seus clientes.

Fazer todos esses cursos e muitos outros, começando pelo básico, irá demandar tempo e dinheiro, mas com certeza fará de você um profissional sem igual no mercado. Mas é importante frisar que, ao procurar por um local que tenha tais aulas, é preciso se atentar a outros detalhes.

Caso o curso seja grátis, por exemplo, verifique a grade dele, bem como o tipo de certificado emitido. Via de regra, as certificações internacionais são as mais respeitadas e te farão ir mais longe, mas dificilmente serão obtidas em cursos que não exigem pagamento.

Tomado esse cuidado, basta obter sua formação e entrar no mercado de trabalho, que também possui muitas oportunidades, indo além da cafeteria.

Onde um barista pode trabalhar

Criada com o foco em cafeterias, a profissão consistia em deixar o barista sempre atrás do balcão ao lado das máquinas, mas o crescimento constante do consumo dos cafés especiais fez com que novos mercados começassem a enxergar outros contextos que poderiam contribuir ainda mais com o setor.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café, esse consumo nos próximos anos pode aumentar em até 20%, o que significa que se hoje já é comum realizar feiras e eventos que contem com baristas servindo o público, ou até mesmo encontrar empresas que mantenham seus próprios profissionais de modo a atender seus clientes com perfeição, em breve teremos uma demanda ainda maior por pessoas especializadas.

Logo, algumas opções de trabalho são:

  • Nas cafeterias, local onde tradicionalmente encontramos o barista;
  • Em bares e restaurantes que servem café e drinks que levam o grão como base ou complemento;
  • Em feiras e eventos diversos, nos quais as empresas servem cafés aos seus visitantes;
  • Em grandes empresas, que deixam uma cafeteria à disposição de clientes e funcionários.

Além disso, de posse de uma boa formação e vasto conhecimento, é possível também que o barista não só atenda empresas como acima citado, mas ajude na formação de outros profissionais, desenvolvendo cursos e palestras na área. Outra opção é abrir seu próprio negócio, como ensinamos no post Como Montar Uma Cafeteria.

Ao escolher essa profissão, porém, o indivíduo não deve se guiar pelas oportunidades de emprego que poderá encontrar, mas sim pela paixão que envolve os verdadeiros amantes do café. Paixão essa que já inspira até mesmo a realização de reality show, como o Barista & Farmer, que tivemos o prazer de acompanhar de pertinho, recebendo inclusive os convidados em um coquetel especial no nosso showroom =). O programa tem por objetivo inserir o profissional em uma experiência única e completa sobre a bebida, a partir da vivência em fazendas típicas, ao lado dos agricultores.

Vamos responder QUALQUER PERGUNTA sobre o que é um barista nos comentários, então perguntamos para você:

Tem mais alguma dúvida sobre esse mundo de apaixonados pelo café?

---------------- Quero fazer um curso de barista grátis ----------------