Café amarelo: tudo o que você precisa saber
O café amarelo é uma das inúmeras variedades de café existentes, porém também é ainda uma grande incógnita para quem aprecia a bebida e para quem trabalha com ela. Seu nome, “café amarelo”, por sinal, já nos dá uma pista do que se trata: de fato são grãos com coloração amarela, mas existem ainda muitas outras características que os diferencia dos demais.
Continue a leitura desse post para descobrir quais são essas características e por que você deve dar atenção especial a esse grão.
O que é café amarelo
Como dissemos acima, o café amarelo, explicado resumidamente, possui esse nome por ser constituído por grãos de cor amarela, mas para entender toda a sua grandiosidade é preciso considerar ainda outras informações.
A principal delas, se não a mais importante, é a que diz respeito à sua origem. Essa, embora um tanto confusa por não determinar se o café amarelo surgiu do Bourbon Vermelho ou da junção desse com o Amarelo de Botucatu, não deixa dúvidas de que se trata de uma das principais variedades do café Arábica, que se destaca quando o assunto é tipos de grão de café existentes.
O café amarelo enquadra-se ainda na categoria Bourbon, o que reforça seu requinte e faz com que seja uma das principais escolhas para a obtenção de uma bebida de qualidade elevada.
Características do café amarelo
Os grãos amarelos, porém, possuem algumas características específicas, diferenciando-se dos demais:
- Possui sabor e aroma diferenciados. Quem prova a bebida a percebe mais adocicada, lembrando cereais e até mesmo avelãs;
- Sua produção é consideravelmente menor, uma vez que esse tipo de grão é mais sensível que os demais;
- Os cuidados devem ser redobrados em todos os processos, evitando o surgimento de ferrugem e outros problemas, dada a sensibilidade mencionada;
- Embora sensíveis, seus frutos amadurecem de forma mais rápida que os demais;
- É considerado pelos produtores e consumidores um café de qualidade excelente.
Principalmente com essa informação, torna-se fácil perceber por que os grãos amarelos são mencionados quando se trata de cafés especiais e até mesmo de café gourmet.
O papel do café amarelo no produto gourmet
Via de regra, considera-se que o café gourmet é formado somente pelos grãos Arábica, uma vez que possuem qualidade elevada se comparados aos do tipo Robusta.
Posto isso, e considerando ainda o sabor e aroma diferenciados que o café amarelo proporciona às xícaras que produz, não é necessariamente errado considerá-lo um produto gourmet, afinal o mesmo é considerado pelos próprios produtores um produto de excelência.
E, quando consideramos que um café gourmet pode ser criado também através de um blend de café Arábica, proporcionando um sabor ainda mais exclusivo, os famosos grãos amarelos se destacam igualmente, pois, junto às demais variedades escolhidas, sem dúvidas serão capazes de criar um produto excepcional.
Agora que você sabe tudo o que precisa sobre café amarelo, que tal começar a utilizá-lo em sua cafeteria ou mesmo reparar se os estabelecimentos que você frequenta o utilizam? Lembre-se que se trata de um produto com características especiais, que ganha destaque no mercado e também nas xícaras e que sem dúvidas merece ser conhecido mais a fundo. Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo e responderemos o mais rápido possível.
---------------- Quero fazer um curso de barista grátis ----------------