Café expresso ou espresso

Você sabe a diferença entre café espresso e expresso? Saiba que elas já tiveram o mesmo significado? Atualmente muitas pessoas confundem o significado dessas palavras e por consequência acabam escrevendo do jeito errado para as devidas finalidades. Para acabar de uma vez por todas com essa dúvida, vamos esclarecer o que significa e quando usar esses dois termos

Diferença entre café espresso e expresso

Para dar início, vamos analisar a palavra “expresso”. Esse termo tem a presença do X , que posto na palavra fica com significado de rápido. Então use essa palavra quando quer dar a intenção de rapidez na sua sentença. Espresso com S tem outro sentido.

A palavra espresso, com S na segunda letra da sua construção, vem do italiano que tem como significado “pressionar para fora”. Esse termo pode ter outros significados como exercer pressão, por exemplo. Para você ter como base vamos pegar a máquina de espresso, ela não leva esse nome sem nenhum motivo, nela existe uma pressão feita para extrair o Cafézinho nosso de cada dia.

O termo utilizado pelos Baristas

Como a palavra “espresso” não existe em nosso vocabulário, muitas referências usam “expresso” quando se refere ao café, porém, os profissionais fazem uso da palavra escrita com S, e corrigem quem escreve do outro jeito. Por isso, muitas pessoas fazem está confusão entre as duas, mas o importante é conseguir distinguir a diferença e quando usar esses termos.

Curiosidade: espresso e expresso tinham o mesmo significado

Agora vamos voltar no tempo onde essas palavras partilhavam o mesmo significado. O “expresso” é originado do latim expressus, particípio passado de expremiere, que tem os seguintes significados: “apertar com força; espremer; comprimir; tirar de; arrancar”. Portanto, o português tenta usar o mesmo sentido com as duas expressões.

Depois dessa matriz latina, a língua portuguesa tirou dois verbos: o espremer e exprimir. Embora nunca tenha ficado muito claro que o “espresso” do italiano nasceu com o sentido de “feito sobre pressão”, a grafia com X é muito adotada em francês e aqui no Brasil também com o mesmo sentido. Atravessando as fronteiras, a origem da palavra “espresso” na língua portuguesa veio do italiano por volta de 1946, com o comércio das máquinas do inventor Achille Gaggia que tinha como objetivo a extração do café.

Agora que você já sabe quando usar um termo ou o outro, se tiver qualquer outra curiosidade, basta comentar =)
---------------- Quero fazer um curso de barista grátis ----------------