Café orgânico: tudo o que você precisa saber
O que é um café orgânico? Você provavelmente já ouviu esse termo, e talvez já tenha provado esse tipo de café diversas vezes, mas sem saber ao certo do que se trata e quais são suas características e importância para o mercado. Para quem trabalha em cafeterias, por exemplo, é fundamental ter esse tipo de conhecimento, por isso vamos explicar nesse post tudo a respeito desse tipo de grão.
Continue a leitura até o final para saber mais.
O que é café orgânico
Para começar, é fundamental entender o que de fato é um café orgânico e o que o diferencia do café gourmet, uma vez que não é difícil encontrar quem confunda esses dois termos. Segue abaixo uma breve explicação, com base em informações do SEBRAE:
O café orgânico, para ser considerado como tal, deve ser produzido sem nenhuma utilização de agrotóxicos, mas sim com matéria orgânica que permita um equilíbrio entre as plantas e o solo, criando resistência e evitando o surgimento de pragas e doenças.
Como alternativa aos produtos químicos, são utilizados adubos verdes e um bom manejo do solo, evitando-se também qualquer tipo de conservante ou produtos industrializados no processo, por isso muitos cafés gourmets não podem ser classificados como orgânicos.
Mesmo possuindo padrão elevado de qualidade, eles não necessariamente seguem um processo do plantio até a venda que exclua produtos que possam agredir o meio ambiente, embora existam marcas que o façam. Da mesma forma, muitos cafés orgânicos são plantados com os devidos cuidados para que apresentem sabor diferenciado, por exemplo, ficando caracterizados como gourmet.
Ou seja: nem todo café gourmet é orgânico, embora possa ser, e nem todo café orgânico é gourmet, embora também possa ser. Isso irá depender do tipo de plantio adotado, do objetivo que se deseja atingir com o grão e até mesmo da proposta de trabalho adotada pela fazenda.
Outra característica interessante ligada a esse tipo de café são as certificações que recebe, sendo as mais comuns as que seguem:
- Demeter: trata-se do selo fornecido para produtos de agricultura e pecuária, entre outros, certificando que são biodinâmicos e produzidos de forma orgânica. Garante também que tais produtos façam parte da Demeter Internacional, uma rede ecológica sediada na Alemanha;
- IBD: é uma certificação com reconhecimento internacional, monitorada em diversos países por instituições como a própria Demeter. Garante que diversos produtos, até mesmo os destinados à limpeza, são de fato orgânicos.
Café orgânico no Brasil
No Brasil, o café orgânico conta com selos e certificações como a da Associação de Agricultura Orgânica de São Paulo, garantindo a procedência do grão e firmando a tendência desse tipo de consumo pelo brasileiro, como colocado pela Revista Cafeicultura. Tendência essa que faz com que esse tipo de café tenha crescimento anual aproximadamente 10% maior que os demais tipos de café especial.
Entre os fatores que contribuem para esse crescimento estão:
- Maior demanda do mercado, tanto nacional quanto internacional, por produtos de origem orgânica;
- Conscientização em relação à necessidade de proteger o meio ambiente;
- Maior valorização pelo trabalho do produtor rural.
Há também a procura por uma vida mais saudável e sustentável, livre de produtos industrializados, o que contribui para o surgimento e crescimento de cafeterias que adotam o café orgânico como carro-chefe.
Trata-se de um ótimo meio não só de melhorar e fortalecer cada vez mais a imagem do Brasil como produtor, mas também de incentivar a agricultura familiar, porém existem etapas que devem ser seguidas e cuidados que devem ser tomados para que uma fazenda ou propriedade possa ser considerada orgânica.
A primeira delas é se filiar à Associação de Agricultura Orgânica acima citada ou outra instituição que tenha o reconhecimento do Ministério da Cultura e do Abastecimento e solicitar uma visita para certificar o local. A partir de então, o produtor já tem direito ao uso do selo de certificação, desde que também cumpra todas as exigências da instituição escolhida, e deve esperar até 18 meses para a conversão total para a agricultura orgânica.
Além disso, por não haver uso de agrotóxicos e produtos industrializados, é preciso atenção constante, a fim de notar possíveis atrasos ou danos na plantação, sendo recomendado o plantio de cafés mais resistentes à ferrugem. Para preparar o solo e mantê-lo saudável, o adubo pode ser substituído por adubos verdes, esterco, palha e até mesmo as casas dos cafés já colhidos.
Mas para ser de fato considerada orgânica uma propriedade deve trabalhar também a questão social, o que significa que os funcionários e seus familiares devem ter acesso à alimentação de qualidade, água potável e outros itens básicos para uma vida digna, como pagamento de, pelo menos, o salário mínimo proposto pelo governo. Dessa forma pode-se trabalhar e formar o chamado organismo agrícola, do qual o café orgânico é somente uma parte.
Dicas para comprar um café orgânico
Na hora de comprar um café orgânico para a sua cafeteria ou para consumo próprio, portanto, não basta simplesmente ler o que está na embalagem, mas também conhecer a empresa da qual você está comprando.
Obviamente muitas vezes é inviável fazer uma visita à plantação, por exemplo, somente por esse motivo, mas nada impede que uma pesquisa rápida na internet te ajude. Caso fique com dúvidas, basta entrar em contato através do canal de atendimento ao consumidor, como sugere o site Guia do Café, e fazer suas perguntas, que devem contemplar:
- O tipo de ação adotada para combater doenças e pragas na plantação;
- As certificações que a marca possui;
- Como é feito o preparo do solo;
- Qual o tipo de matéria orgânica adotada;
- Se possível, quais as condições de trabalho de todos envolvidos na plantação;
Dessa forma, você terá informações suficientes para se certificar que o café orgânico escolhido de fato é produzido com base nas exigências existentes e poderá adquiri-lo tranquilamente.
O próximo passo será prepará-lo da forma correta, garantindo que seu sabor e demais qualidades sejam mantidas. Para isso, confira nosso post Qual a Melhor Máquina de Café Espresso e, caso fique com alguma dúvida em relação a um desses assuntos, deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco.
Se preferir, faça um curso de barista para aprender a obter o melhor do café escolhido. É só falar com a gente
Obs.: faremos uma série de posts relacionados aos tipos de café, então continue acompanhando o blog para mais informações.
---------------- Quero fazer um curso de barista grátis ----------------