Como-montar-uma-cafeteria-passo-a-passo

Está pensando em como montar uma cafeteria de sucesso mas não sabe por onde começar? Aprenda nesse texto como faturar R$17.000 por mês, calcular sem erro o lucro do cafezinho e algumas dicas para evitar os erros mais comuns que a maioria das cafeterias cometem no início de sua atividade. No final da página, preparamos ainda um MINICURSO DE BARISTA GRÁTIS para te ensinar mais sobre o dia a dia de um barista =)

Empreender é o sonho de muitos brasileiros, e um mercado promissor, como o de cafeterias, torna a ideia de abrir um café ainda mais atrativa. Porém, para fazer as escolhas iniciais corretas é importante seguir um passo a passo para otimizar seus investimentos. Além disso, vamos mostrar o faturamento mensal e até o lucro obtido na prática. Para conhecer esses números, basta continuar a leitura até o final.

Vale lembrar que o primeiro passo a ser dado quando começa-se à pensar em fazer um plano de negócios e um estudo de mercado, de modo a descobrir oportunidades, concorrência e determinar público-alvo, por exemplo. Claro que todos serão bem vindos em sua cafeteria, mas escolher um grupo específico para ser trabalhado pode contribuir para o sucesso de seu negócio. Caso deseje vender cafés especiais a preços considerados elevados, provavelmente não irá atrair pessoas muito jovens, que não possuem poder aquisitivo para tanto, portanto seria um desperdício de tempo tentar convencê-los a entrar.

Tendo isso em vista, confira a seguir o passo a passo para otimizar seu investimento, gerar economia e evitar gastos futuros. A maioria dos tópicos, como local e funcionários, fazem parte do plano de negócio em si, mas aqui ficarão separados para serem melhor exemplificados.

Conhecendo o mercado do café

Antes, que tal conhecer um pouco sobre o mercado brasileiro de café? Afinal, todo dado a ele relacionado é importante para que qualquer empreendedor estude o potencial de uma cafeteria. Saber que o Brasil é o país que mais produz esse grão, por exemplo, não deixa de ser importante, levando-se em consideração que tal posição só foi alcançada por existir um grande público no que diz respeito ao consumo.

A produção anual, segundo o IBGE, ultrapassa os 2,5 milhões de toneladas mesmo em períodos considerados “de baixa” e, mesmo considerando a exportação, esse número é extremamente animador para quem pensa em montar um café. Além disso, existem muitos outros números tão animadores quanto, como os que constam abaixo:

  • De acordo com a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), cada brasileiro consome, em média, 81 litros de café por ano. Pode-se considerar tanto o consumo doméstico quanto o feito fora de casa;
  • A pesquisa Euromonitor contratada pela ABIC em 2015 mostrou que, dos consumidores com 60 anos ou mais, 89% bebem café diariamente;
  • Já entre os consumidores na faixa etária entre 16 e 20 anos, o número de xícaras consumidas diariamente é de 3,7. No geral, quem está abaixo dos 30 anos opta por fazer o consumo fora de casa.

A mesma pesquisa apontou também que os consumidores que preferem consumir o café fora de casa são os mais que exigem qualidade e boa procedência, portanto não é à toa que as cafeterias que investem em grãos e atendimento diferenciados conseguem se manter por tanto tempo no mercado. Para começar, porém, é preciso seguir o passo a passo abaixo.

Como montar uma cafeteria passo a passo

Abaixo ensinamos como montar uma cafeteria passo a passo. detalhando a importância de cada um e alguns problemas que você pode ter se não prestar a devida atenção nesses detalhes. Confira cada um deles e, se possível, monte um check list para poder cuidar de um assunto de cada vez:

1. ESCOLHA O PONTO COMERCIAL DA SUA CAFETERIA

Quanto mais pessoas propensas a um café estiverem por perto e passarem pela cafeteria todos os dias, menos se precisará investir em comunicação, item que, dependendo da forma como é feito, pode deter uma boa parte do investimento total. Havendo possibilidade, escolha locais que possuam uma grande circulação de pessoas constantemente, independente da época do ano e dia da semana, como shoppings e hospitais. Caso o orçamento não permita, veja a possibilidade de escolher um imóvel o mais próximo possível a:

  • Pontos turísticos;
  • Avenidas movimentadas tanto no quesito veículos quanto no quesito pedestres;
  • Faculdades e cursinhos;
  • Shopping;
  • Centros comerciais bem movimentados. Se houver uma livraria por perto que não seja equipada com uma cafeteria, melhor ainda.

Vale ressaltar que, no geral, imóveis de esquina são extremamente mais notados do que os demais, então correspondem à uma ótima ideia de local para montar uma cafeteria. Embora muitas vezes possuam um valor de aluguel e venda superior, podem ser uma boa escolha. Entretanto, é preciso verificar com a prefeitura se a lei de zoneamento vigente permite a implantação de uma cafeteria no local escolhido, pois há ruas com comércios diversificados e as prioritariamente residenciais. Escolher atuar perto de condomínios, por exemplo, pode não ser permitido.

2. FAÇA UM CURSO DE BARISTA:

Segundo Cleia Junqueira, diretora da Associação Brasileira de Café e Barista, esse passo é fundamental para que você tenha conhecimento para contratar uma boa equipe e seja capaz de passar a credibilidade que seu negócio merece. Afinal, presume-se que, quando você pensa em como abrir uma cafeteria, você tenha buscado entender o máximo possível sobre café. Conhecer a rotina de um barista também te ajudará a coordenar melhor o trabalho e até mesmo auxiliar os funcionários quando for necessário, então busque se especializar no assunto e faça não apenas um curso de barista, mas sim todos os possíveis, como de degustação, torra e moagem.

3. ESCOLHA A EQUIPE CERTA

Ao montar uma cafeteria, portanto, você já possuirá todo conhecimento necessário no que diz respeito a um bom café entregue ao cliente, mas Cleia frisa que precisará também de uma equipe trabalhando com você, principalmente se quiser ficar apenas na administração e não no operacional. Contratar pessoal capacitado, nesse caso, é outra ótima forma de otimizar seus investimentos, afinal não precisará perder tempo com ensinamentos ou contratando novas pessoas posteriormente. Como todos sabemos, tempo é dinheiro.

Esse é justamente o ponto que mais prejudica os empreendedores da área de alimentação, que acabam virando escravos de seu estabelecimento, por não confiar o poder de delegar atividades à uma boa equipe. Basta pensar: quem está expandindo um negócio de alimentação com franquias faz tudo sozinho ou começou delegando atividades operacionais e cuidando apenas da parte estratégia da expansão do seu negócio?

4. CALCULE CORRETAMENTE OS CUSTOS FIXOS E VARIÁVEIS:

ao contrário do que muitos empreendedores imaginam, uma cafeteria cheia não é necessariamente lucrativa, pois é preciso colocar no papel todos os detalhes que envolvem dinheiro para saber se de fato irá valer a pena. Todas as pessoas que entraram no local estão de fato consumindo? Quanto de energia você está gastando para deixa-las confortáveis? Quantos itens para deixar os banheiros limpos, por exemplo, é preciso comprar por mês? Essas perguntas também devem ser feitas e adicionadas às despesas com aluguel, hora extra, compras e etc. O ideal, pelo menos no começo, é buscar o auxílio de um contador especializado nesse tipo de estabelecimento. Fizemos um post bem legal sobre plano de negócios de uma cafeteria para te ajudar nesse sentido

5. DEFINA A MÁQUINA DE CAFÉ:

Esse passo deve ser uma das prioridades ao abrir um café, mas não basta somente escolher entre máquinas profissionais de grupo, automáticas e outros tipos que existem. Para quem está começando, o aluguel de máquinas de café sempre é a melhor opção, mas para escolher a empresa certa para o fornecimento dos equipamentos, considere reservar um tempinho para identificar com clareza o custo benefício, o tamanho da estrutura da empresa e a qualidade da assistência técnica, que é uma as partes mais importantes para evitar perder dinheiro com possíveis problemas com seu equipamento.

6. ESCOLHA OS CARDÁPIOS E OS DOCES:

Defina cuidadosamente o que será servido em sua cafeteria, sem exageros. Muitos estabelecimentos apostam em diversas opções de doces, salgados e pratos para o almoço, mas sem estudar o público e ver se de fato há demanda, a ponto de não gerar desperdício. Drinks com café também estão presentes em diversos cardápios, mas muitas vezes não possuem a saída necessária e acabam fazendo com que a matéria prima estrague. Lembre-se que, ao procurar uma cafeteria, o cliente quer, em primeiro lugar, um bom café, então se você quiser inovar quando for montar um café, inove fazendo pequenos testes antes de oficializar a comida ou bebida no cardápio, que deve ser o mais enxuto possível. Se quiser saber mais sobre cardápios, preparamos um post bem completo sobre como montar um cardápio para cafeteria. Vale a leitura ;)

7. DEFINA ESTRATEGIAS PARA OS CLIENTES VOLTAREM:

Elabore algumas formas de fidelizar seus clientes e fazer com que voltem após uma primeira visita. Aqui nesse passo, observar o que a concorrência faz é uma ótima ideia e pode render várias inspirações. Aquele bom e velho cartão no qual é marcando quanto de determinado produto um cliente comprou, para que ele possa ganhar um ao atingir X compras pode funcionar muito bem. Por exemplo: a cada 10 cappuccinos, ganha um.

8. DEFINA POLÍTICAS DE USO DE TOMADAS E WI-FI:

Fornecer alguns mimos para os clientes, como poltronas confortáveis e internet, é uma boa forma de fazer com que se sintam à vontade e permaneçam por mais tempo na cafeteria, mas isso não significa que não deva haver regras para utilização desses itens. Cleia cita que é comum encontrar pessoas que literalmente fazem de estabelecimentos do tipo seus escritórios, frequentando-os para trabalhar e consumindo, no máximo, uma água para não deixar a situação tão chata. Essa atitude atrapalha os clientes que de fato estão consumindo, pois ficam sem local para sentar ou sem tomada para carregarem seus aparelhos eletrônicos e, consequentemente, atrapalha o seu negócio, pois prejudicam o lucro. Busque desenvolver políticas de uso, como tempo máximo por pessoa, sistema de rodízio e outras.

9. ESCOLHA OS MÓVEIS SEM ESQUECER DA ECONOMIA:

Além de pensar em todo o processo entre a entrada do cliente e a entrega do pedido, para que não haja muito tempo de espera, é preciso pensar também na comodidade e, por que não, na primeira impressão causada, e isso está intimamente ligado ao mobiliário e principalmente ao estilo de decoração de cafeteria que você escolheu. O grande dilema, para uns, é que ambos precisam agradar todos os tipos de público do estabelecimento, o que nem sempre é tarefa fácil. Porém, você pode usar isso a seu favor e fortalecer ainda mais sua marca, utilizando um conceito único, por exemplo. Reciclagem e reutilização nunca esteve tão em alta, o que torna possível trabalhar com móveis que sigam essa linha, desde que bem cuidados e que mantenham harmonia com o restante do local. Muitas pessoas buscam um pouco de sossego e aconchego em uma cafeteria, o que torna possível tirar do papel várias ideias, como puffs, algumas plantas e até mesmo um sofá. O que vale, aqui, é soltar a criatividade para criar um ambiente convidativo para todos, sem exceder o orçamento previsto, o que é extremamente possível de ser feito.

10. SOLTE A CRIATIVIDADE:

Ações simples e criativas tendem a ser extremamente convidativas por si só, criando uma economia ainda maior com comunicação para atrair clientes. Nesse caso, elas geram sozinhas a famosa “propaganda boca a boca”, uma das mais eficazes que existem. Quem não gostaria de ir a uma cafeteria que permite a entrada de cachorros? Ou, quem sabe, uma que foi feita de uma forma um tanto inusitada, como dentro de um container? Ou, melhor ainda, uma que permita que cada cliente pague o que achar justo por tudo que consumir no local? Modelos assim já operam no mundo todo, e garantem divulgação gratuita até mesmo em grandes portais da internet, então considere fortemente fazer da sua cafeteria um local único!

11. MANTENHA A QUALIDADE DOS PRODUTOS:

Quem frequenta uma cafeteria dificilmente está pensando em fazer economia, pois busca um café bem tirado, além de conforto e até mesmo uma boa experiência. Sendo assim, evite alternar na compra de insumos, optando pelos mais baratos quando os preços subirem. A qualidade será um dos fatores que irão determinar o sucesso do seu estabelecimento, e a falta dela chamará a atenção dos clientes, influenciando diretamente no negócio. Aqui, vale o famoso ditado de que o barato muitas vezes sai caro.

12. CONSIDERE UMA FRANQUIA:

Mesmo seguindo as dicas acima, pode ser que a abertura de uma cafeteria com marca própria seja algo financeiramente inviável. Uma boa saída, nesse caso, é optar pelos modelos de franquia disponíveis no mercado, estuda-los cuidadosamente e ver qual se encaixa mais com seus objetivos. A grande vantagem desse modelo é que não existe dor de cabeça com diversos detalhes, uma vez que a questão da decoração, faixada, produtos servidos e até mesmo tipo de local em que deve estar a unidade já são pré-determinados pelo detentor da marca. Seu trabalho será apenas gerir adequadamente e obter os lucros. Para saber mais sobre esse tipo de negócio, acesse nosso artigo sobre franquias de cafeteria.

Público-alvo de uma cafeteria: como identificar?

Quem busca empreender nesse mercado precisa também considerar as características do público-alvo de uma cafeteria, pois elas irão guiar o negócio em inúmeros aspectos. E, com base em medidas simples, é possível conhecê-las melhor, como através de sites especializados.

Os dados publicados pelo SEBRAE, por exemplo, demonstram que o perfil dos consumidores que apreciam o café fora de casa tende a ser diferente:

  • O nível sociocultural e econômico tende a ser de médio a elevado, caracterizando as classes A e B;
  • São consumidores mais maduros, com idade entre 25 e 60 anos;
  • São consumidores que veem as cafeterias não só como local de alimentação e lazer, mas também de negócios e convívio social.

Outro ponto importante e que não deve ser desconsiderado é o crescente interesse desse público por produtos de qualidade superior, o que abre espaço para a criação de cafeterias gourmet, cujo diferencial, que também pode ser o seu, é a oferta de uma experiência diferente, focada em cafés e blends inovadores.

Além da pesquisa em sites especializados para obter dados como esses, adote outras táticas, antes mesmo de abrir sua cafeteria, a fim de conhecer melhor o perfil das pessoas que irão frequentá-la e o que elas esperam do seu estabelecimento. Afinal, não basta apenas ter o conceito de um público que gostaria de atender, pois o mesmo pode não ser condizente com a realizada.

Para isso, experimente fazer uma pesquisa de rua nas proximidades do local onde a cafeteria ficará, ou inicie sua presença digital criando um formulário e divulgando-o em sua fanpage no Facebook, se possível impulsionando a publicação para que todas as pessoas que passam pelo local diariamente sejam atingidas e possam responder.

Ao notar que de fato as pessoas que você pretende atender usarão a cafeteria também para trabalho, pense em como otimizar o local, criando política de uso para internet e tomadas, como mencionado acima. Essa e outras características de seu público-alvo ditarão também o que é ou não interessante que seu ambiente tenha, o que influenciará diretamente seus custos de montagem, sobre os quais falaremos a seguir.

Quanto custa para montar uma cafeteria

Como citado no começo do post, antes de estudar como montar um café, é preciso também se atentar a diversos detalhes nos quais o investimento total será empregado. A partir daí, é possível saber onde é possível fazer economia ou não. Os exemplos abaixo foram retirados da revista Cafeicultura e têm por base um café médio de 7 funcionários que, para ser inaugurado, necessita de diversos reparos. Soma-se a isso os valores com mobiliário, impostos e despesas gerais:

VALOR TOTAL APROXIMADO DA OBRA – R$103.000,00:

Inclui itens como mão de obra, ar condicionado, gesso e materiais gerais;

VALOR TOTAL APROXIMADO DE MOBILIÁRIO E UTENSÍLIOS – R$160.100,00:

Inclui sofás, poltronas, mesas e cadeiras, louças, computador, estufas, freezer, máquinas, iluminação, entre outros. Segundo manual publicado na Revista Cafeicultura, os itens abaixo são alguns dos que devem ser adquiridos, considerando que a cafeteria tenha 12 mesas:

  • Aparelho de TV e seu respectivo suporte: R$3.000,00;
  • 12 mesas: R$7.000,00;
  • 48 cadeiras, considerando 4 para cada mesa: R$10.000,00;
  • Louças: R$5.000,00;
  • Geladeira: R$3.000,00;
  • Sofás e poltronas: R$15.000,00.

Além deles, devem ser considerados também micro-ondas, liquidificadores, máquina de café, freezer e outros. Os valores citados levam em consideração produtos de boa qualidade, podendo variar de acordo com a marca escolhida.

VALOR TOTAL APROXIMADO DE DESPESAS GERAIS – R$60.900,00:

Inclui pagamento de funcionários, contas diversas, pagamento de fornecedor e contabilidade. Veja alguns exemplos de valores, com base no manual acima citado:

  • Salários e benefícios dos funcionários, considerando uma equipe de 7 pessoas: R$ 10.000,00;
  • Contabilidade: R$600,00;
  • Telefone e internet: R$300,00;
  • Energia elétrica: R$2.500,00;
  • Software para atendimento: R$400,00;
  • Manutenção ou aquisição de peças e equipamento: R$500,00;
  • Fornecedores: R$30.000,00.

Vale reforçar que algumas dessas despesas são variáveis, e os valores apresentados também variam de acordo com cada negócio, servindo apenas como base.

VALOR TOTAL APROXIMADO DE IMPOSTOS – R$6.800,00:

Inclui IPTU, GPS e Simples Nacional.

Para quem quer saber como montar uma cafeteria pequena, segundo pesquisa realizada pela equipe de reportagem do SBT, é possível começar com apenas R$50.000,00, lembrando que para saber se o negócio de fato é viável com os valores acima basta subtrair os impostos e despesas gerais da média de vendas feitas por mês. O valor restante mostra o lucro obtido. Porém, antes de mais nada, é preciso focar em qualidade e bom atendimento, e não na questão financeira. Estes dois fatores, juntos, quando bem trabalhados, atraem um público cada vez mais fiel e geram lucratividade sozinhos.

E, como o lucro é um dos assuntos que mais interessam para qualquer empreendedor, é sobre ele que falaremos abaixo.

Montar uma cafeteria dá lucro?

Não basta apenas saber como montar uma cafeteria, mas sim saber se é ou não um negócio lucrativo, certo? Vale ressaltar, portanto, que esse lucro acima citado também irá depender de fatores como a demanda atendida por mês, o que varia de negócio para negócio. Segundo a empresária Cláudia Chaves, dona de uma cafeteria em São Paulo, atendendo 150 clientes por dia é possível obter um faturamento entre R$16.000,00 e R$17.000,00. Já a margem de lucro obtida, que pode ser expandida para cafeterias maiores ou menores, gira em torno de 30% desse valor total.

Segundo pesquisa da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, um quiosque no shopping, por exemplo, pode faturar até R$27.000,00 sem sair muito dessa faixa de lucro. Porém, ela pode variar, baixando até os 15%. Para determinar se algum produto vendido é ou não lucrativo e buscar alternativas para se trabalhar os preços, é aconselhável fazer cálculos específicos em relação à meteria prima.

A revista Cafeicultura frisa que sem esses cálculos, que trabalham custo de aquisição e preço de venda, é impossível ter o controle adequado quando você vai abrir uma cafeteria pequena. Eles também ensinam uma base para que eles sejam feitos, que consiste basicamente em saber o preço da matéria prima e quantas doses ou porções ela rende. Um kg de café, por exemplo, rende em torno de 110 xícaras, o que resulta no seguinte cálculo:

PREÇO DO KG DO CAFÉ DIVIDIDO POR 110 = CUSTO DE UM CAFEZINHO

No caso de um pacote de café que tenha custado R$30,00, você terá investido R$0,27 para o preparo da xícara, sabendo, portanto, que o que colocar acima desse valor será lucro. Vendendo-a por R$2,00, por exemplo, lucrará cerca de R$1,80.

O que servir em uma cafeteria

Agora que você já sabe o tipo de cálculo que deve ser feito para descobri qual deve ser o valor final do produto vendido a fim de obter lucro, é importante determinar o que, exatamente, pretende servir para os seus clientes. Hoje não existe mais o conceito de que uma cafeteria deva servir somente cafés, uma vez que mesmo as cafeterias mais famosas do mundo servem diversos itens diferentes, mas se atentar ao grão é o primeiro passo a ser dado, afinal o chamariz desse tipo de negócio é o cafezinho.

Nesse quesito, você deve considerar o próprio conceito da sua marca e o nível de exigência do público-alvo para decidir se é viável vender somente os cafés mais simples ou investir também em outros tipos, como o café orgânico ou café gourmet. Já o cardápio em si, como um todo, não precisa se restringir aos docinhos e salgados como acompanhamento, podendo conter:

  • Drinks diversos;
  • Sorvetes;
  • Saladas;
  • Almoço e jantar.

Pode parecer absurdo, mais muitos empresários apostaram nesses itens e conseguiram alcançar o sucesso, porém sempre lembrando de seguir o conceito criado, respeitar o desejo dos clientes e se certificar de que a cozinha é capaz de realizar o preparo de diversos pratos ou bebidas ao mesmo tempo caso seja necessário. Sobre esse assunto, você pode conferir mais dicas em nosso post sobre Como Montar Um Cardápio de Cafeteria.

Como montar uma cafeteria de sucesso

Como citamos brevemente na parte do passo a passo para abrir uma cafeteria, é preciso soltar a criatividade, mas não apenas para deixar o processo de criação do negócio mais simples. É importante pensar fora da caixa para poder criar algo que realmente faça sucesso, que caia no gosto do público e vire referência.

Nesse ponto, existem várias ideias e conceitos que podem ser trabalhados para criar uma cafeteria única, como citamos no post sobre Modelos de Cafeteria e também em outros posts. Sua marca pode ser lembrada por causa das seguintes caraterísticas:

  • Um nome único e inesquecível;
  • Um ambiente que fuja do comum;
  • Um conceito completamente inovador;
  • Um cardápio irresistível.

Quanto mais trabalhadas, principalmente em conjunto, mais essas características farão com que seu negócio seja indicado para outras pessoas, tornando o tão sonhado caminho para o sucesso mais fácil de ser percorrido graças à “divulgação boca a boca” que irá surgir. Lembre-se: as cafeterias costumam habitar o imaginário das pessoas como um local para beber café, comer um doce ou salgado como acompanhamento e até mesmo fazer reuniões e trabalhos rápidos, mas não precisam se restringir somente a isso.

Justamente por termos essa ideia em relação a esses estabelecimentos, quando surge algo com um diferencial é impossível não chamar atenção.

Como expandir sua marca e ter uma rede de cafeterias

Uma ótima possibilidade para quem monta uma cafeteria, já sabendo todas as etapas e custos envolvidos, é transformá-la em uma rede, expandindo o negócio e permitindo que franqueados cuidem das outras unidades. Esse, aliás, é um modelo de negócios muito procurado por empreendedores, que buscam em empresas já prontas uma forma de começar a trabalhar, mas é preciso ter alguns cuidados antes de adota-lo.

Como cita Ricardo Bomeny, presidente da Associação Brasileira de Franchising, antes de tudo você deve analisar sua cafeteria de todos os ângulos possíveis, a fim de identificar se ela possui potencial de crescimento e as estruturas necessárias, sendo elas financeira, física e pessoal. A aceitação do público e posição de sua marca no mercado também são pontos importantes a serem avaliados, além de outros fatores externos.

Esses incluem desde estudo da concorrência até o estudo do modelo de franquias em si, no qual você conhecerá a forma correta de trabalho e as leis que devem ser seguidas, para então começar o planejamento. Ele deve conter todas as orientações para os franqueados, o número de unidades que se pretende abrir e o período para que isso seja feito e, criado junto ou de forma separada, o sistema de padronização tanto de gestão quanto da parte operacional.

Todas essas etapas exigem atenção constante para que nada saia errado e a rede possa ser lançada sem erros, por isso uma das dicas do profissional é a criação de uma unidade de teste, conhecida como unidade piloto, para que tudo possa ser colocado em prática e corrigido antes do lançamento. Outras preocupações que você deve ter ao trabalhar esse modelo de negócio são:

  • Contar com o apoio de uma instituição conceituada no mercado de franquias, como a ABF (Associação Brasileira de Franchising), que inclusive te ajudará na hora de vender suas unidades;
  • Confeccionar um modelo de contrato que deixe claro quais são as obrigações de cada parte envolvida, ou seja, as suas e as de seus franqueados;
  • Confeccionar um manual para orientar o franqueado;
  • Determinar valores tanto para uso de marca quanto para propaganda;
  • Determinar como será o processo de contratação de franqueados, que normalmente envolve o preenchimento de um cadastro, entrevistas pessoais e treinamentos.

Lembramos que essas orientações devem ser seguidas somente se você quiser transformar sua cafeteria em uma rede com diversas unidades, e são importantes para que seja possível identificar o quanto de fato é possível crescer e se há mercado para isso. A presença de uma consultoria, e também a de um profissional da área jurídica, por sinal, também são fundamentais para criar esse modelo de expansão.

8 dicas finais para abrir uma cafeteria de sucesso

Confira agora algumas dicas para poder abrir uma cafeteria e começar com o pé direito. Elas foram retiradas de sites que entendem de abertura de negócios e também de café, como SEBRAE, Franchise Store e Revista Cafeicultura, portanto farão toda a diferença no seu empreendimento:

  • Certifique-se de que possui tempo suficiente para cuidar do negócio. Caso queira montar uma cafeteria dentro de um shopping ou galeria que funcione aos finais de semana, por exemplo, dificilmente poderá trabalhar só de segunda a sexta. E, mesmo que o ponto escolhido seja “na rua”, precisará dispor de tempo para cuidar de detalhes diversos, mesmo com a ajuda dos funcionários;
  • Acompanhe constantemente o mercado cafeeiro. A linguagem técnica e os dados apresentados podem não ser muito fáceis de serem entendidos, mas é através deles que será possível obter informações sobre safra e venda das sacas, que podem influenciar diretamente na sua matéria-prima;
  • Atente-se às leis e resoluções referente os serviços de alimentação, determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária;
  • Jamais utilize produtos de baixa qualidade. Como citado nesse post, quem consome café fora de casa busca algo diferenciado, e é isso que esperarão encontrar em sua cafeteria a ponto de frequentá-la;
  • Não crie uma cafeteria pensando somente em seu gosto pessoal. Estude seu público para entender do que ele gosta e procura nesse tipo de estabelecimento. Leve em consideração, por exemplo, que os cafés hoje são considerados ponto de encontro e trabalho;
  • Não foque somente em obter lucro. Pense, antes, em desenvolver um trabalho de qualidade, conseguindo um bom faturamento como consequência. Tenha paciência também em relação à consolidação do seu negócio, que pode demorar de 8 meses a 1 ano para acontecer;
  • É importante manter um cardápio enxuto, para evitar desperdício de matéria prima e não confundir o consumidor, mas não deixe de trabalhar com alguns itens que criem diferenciação e poderão ser encontrados somente na sua cafeteria;
  • Antes de começar, pergunte-se por que, afinal, alguém gostaria de entrar em sua cafeteria. Caso não consiga chegar a uma resposta satisfatória, talvez seja melhor repensar o negócio.

Ainda tem alguma dúvida sobre como montar uma cafeteria?

Pergunta aí nos comentários que te respondemos direto no email =)

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