os benefícios do café

Você já pensou em utilizar os benefícios do café a favor do seu negócio? Muitos dos seus clientes, mesmo consumindo a bebida diariamente, podem não saber o quanto ela é benéfica para a saúde em inúmeros sentidos, o que vale a pena ser explorado tanto a fim de informação quanto para impulsionar suas vendas. Além da cafeína, por exemplo, esses famosos grãos são ricos em antioxidantes, ajudando cada célula do corpo a se manter saudável por muito mais tempo.

É fato que quem já está acostumado a beber um café espresso todo dia ou outras variações da bebida já percebeu o quanto ela é estimulante, mas seus benefícios não param por aí. Confira outros a seguir.

Os principais benefícios do café

Quando se trata de marketing para cafeteria são diversas as táticas que podem ser utilizadas para despertar o interesse dos clientes, sendo que explorar e divulgar os benefícios do café pode ser uma das mais infalíveis. Muitos estudos, inclusive brasileiros, a exemplo dos desenvolvidos pelo Dr. Bruno Mahler Mioto, atuante no Instituto do Coração de São Paulo, revelam que a bebida é rica em:

  • Ferro;
  • Proteínas;
  • Polifenóis antioxidantes;
  • Potássio;
  • Zinco.

Logo, é extremamente eficaz no que diz respeito à saúde, combatendo e prevenindo inúmeros males. Veja abaixo alguns dos principais benefícios do café:

Atua na prevenção do câncer

Graças a grande presença de antioxidantes, o café evita que as células se alterem e sofram mutações. Dessa forma, consegue evitar que diversos tipos de tumores malignos surjam, como os responsáveis pelo câncer de mama e de fígado.

Combate o envelhecimento

Acredita-se que os antioxidantes do café sejam superiores aos encontrados em vegetais, fazendo com que ele seja um forte elemento no combate ao envelhecimento como um todo. Ainda no que diz respeito às células, a ação desses elementos pode prevenir doenças como o Alzheimer, intimamente ligada às células cerebrais, e estimular a memória.

Age como antidepressivo

O poder estimulante da cafeína é associado à diminuição nos quadros de depressão e, consequentemente, de suicídio. Um projeto realizado pela Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard com pelo menos 200 mil pessoas demonstrou que aquelas que consumiam café algumas vezes ao dia possuíam 50% menos chance de atentarem contra a própria vida, demonstrando o poder da bebida sobre o sistema nervoso central.

Favorece a digestão

O famoso cafezinho depois do almoço esconde outro grande benefício do café, que é o estímulo à digestão. O poder estimulante da bebida age também no intestino, facilitando o processo gastrointestinal e, de quebra, combatendo a preguiça que pode surgir após as refeições.

Qual quantidade de café deve ser ingerida por dia?

Embora os benefícios do café sejam inúmeros e promissores, é importante ressaltar que consumí-lo com açúcar pode não apresentar os resultados desejados. O ideal é fazer o uso da bebida em sua forma pura ou com adoçantes naturais.

Outro ponto que merece atenção é a quantidade de café que deve ser ingerida por dia, que nunca deve ultrapassar 5 xícaras. Quando consumido em quantidades maiores, pode levar a transtornos mentais e até mesmo quadros leves de depressão, além de problemas como:

  • Dores de cabeça;
  • Insônia;
  • Síndrome de abstinência;
  • Intoxicação;
  • Nervosismo.

Agora que você sabe mais sobre os benefícios do café, utilize essas informações a seu favor e não deixe de conversar com seus clientes a respeito, ressaltando também os males que a bebida pode causar se consumida em excesso. Se conhecer algum outro benefício, deixe abaixo nos comentários =)

---------------- Quero fazer um curso de barista grátis ----------------