curso-de-barista

Para muitas pessoas, a paixão pelo café é tão intensa que poder trabalhar diariamente com a bebida é um sonho realizado. Para tanto, é preciso buscar especialização através dos cursos específicos, mas, afinal, como fazer a melhor escolha em relação a um curso de barista, sendo que existem tantos no mercado?

Essa pergunta provavelmente habita a mente de quem quer fazer parte da profissão, e não é para menos: são diversas técnicas e conceitos que nem sempre são ensinadas em qualquer curso, e podem fazer a diferença na carreira e no trabalho em si. Por isso é preciso saber escolher corretamente entre os tipos existentes, analisando o foco de cada um, e entender o quão abrangente e exigente pode ser a vida de um barista, de modo a compreender o nível de qualificação que pode ser exigido do profissional.

A profissão de barista

Muito provavelmente um dos tópicos abordados em um curso de barista, principalmente no nível “iniciante”, seja a profissão em si. E, caso não seja, é de responsabilidade do profissional buscar conhecer um pouco da história dessa que hoje é considerada praticamente uma arte para os apreciadores de uma boa xícara de café.

Surgida na Itália na década de 1990, a profissão de barista ganhou força e fama, ultrapassando as fronteiras dos países europeus, nos quais ainda é mais valorizada, e chegando aos Estados Unidos e América Latina. Chegou como uma opção encantadora para aqueles que buscam aprender não apenas as técnicas e modos de preparo desse famoso grão, mas também toda sua história e cultura. Para os que apreciam somente o sabor, tornou-se uma nova forma de saber onde encontrar café de qualidade, afinal, se há um barista por trás do balcão de pedidos, é certeza de que algo de qualidade será servido.

Há quem diga, inclusive, como citado na Revista Cafeicultura, que foi graças à Starbucks que a apreciação pela profissão ganhou fama. Trata-se de um coffee shop que se propagou rapidamente, contando com milhares de baristas pelo mundo preparando os diversos drinks da rede e ajudando a disseminar a experiência de se beber um bom café de diferentes formas.

No Brasil, o maior produtor e exportar desse produto, ironicamente, a profissão demorou um pouco a chegar, mas logo se tornou famosa e indispensável para muitos, tendo até mesmo ganhado uma data comemorativa em São Paulo. Trata-se do Dia do Barista, comemorado desde 2007 junto a outra data, o Dia Nacional do Café, que ocorre em 24 de maio. E, com cada vez mais brasileiros se interessando pelo assunto, aumentaram as procuras por cursos especializados em solo nacional, porém com a qualidade encontrada em diversas aulas ministradas na Itália, por exemplo, país referência quando se fala de café espresso e seus afins.

O aumento do interesse dos brasileiros pelo consumo dos cafés de qualidade também contribuiu para o surgimento de diversas cafeterias e escolas, que muitas vezes funcionam num mesmo espaço.  Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o consumo por pessoa em 2015 foi equivalente a aproximadamente 81 litros, seja dentro ou fora de casa. A utilização de cápsulas, por exemplo, também apresentou crescimento em relação a anos anteriores, demonstrando a abertura a novas formas de consumo e sabores.

Os principais cursos criados desde então visam qualificar e profissionalizar baristas e aspirantes à profissão, de modo a ensinar diferentes técnicas de preparo, cultivo, moagem e tudo que esteja no processo desde o plantio até a concepção de uma xícara perfeita que encante o cliente. Cada profissional é treinado para conhecer a fundo todos os detalhes que envolvem a criação de uma xícara de café que beire a perfeição ou que a alcance, como enfatiza Antonio Sergio Souza, do site especializado Revista Cafeicultura. Entre os domínios que um barista deve ter, podemos citar:

  • O conhecimento da matéria prima e todo o processo que a envolve até chegar à xícara do cliente, como colheita e moagem;
  • A capacidade de fugir do comum, servindo um café com leite quando for solicitado, mas também elaborando um novo cardápio através de drinks que levem não apenas licores ou bebidas alcoólicas em sua composição, mas principalmente o café;
  • A capacidade de manusear máquinas profissionais de modo a obter a melhor bebida;
  • A capacidade de realizar verdadeiras artes na superfície do café servido, através de técnicas como grafismo e latte art, feitas a partir do leite.

Mas, por outro lado, também existem os cursos voltados para quem quer apenas aprender a fazer um café perfeito no conforto de sua casa, sem maquinários complexos e muita dificuldade. As ofertas, portanto, são muitas, e saber fazer a escolha adequada pode não ser tão fácil.

Os tipos de Curso de Barista que existem

Qualquer pesquisa por “cursos de barista” na internet irá te entregar como resultado uma lista enorme de opções. Cada uma tem seu atrativo e objetivo, cabendo a você decidir se se encaixa ou não na sua necessidade. Alguns tipos existentes são:

  • DE NÍVEL BÁSICO: irá tratar da história do grão, maiores regiões produtoras, torragem, forma de empacotamento, preparo de um espresso, regulagem de máquinas de preparo, vaporização do leite, armazenamento, limpeza das máquinas, entre outras coisas.
  • DE DEGUSTAÇÃO: como o nome sugere, irá ensinar a identificar diferentes tipos de cafés e os blends existentes. Também pode incluir aulas referente à classificação de cada grão.
  • AVANÇADO: destinado a quem já tenha feito o curso básico, irá ensinar técnicas em moinhos, regulagens, dosagem, compactação, funcionamento interno de uma máquina, além das aulas de técnicas para se extrair o melhor da arte com leite, a famosa Latte Art, também abordada em cursos avulsos.
  • SENSORIAL: uma vez que o café é uma bebida que combina com diversos alimentos e misturas, esse curso visa treinar o paladar e ensinar sobre sabores, sentidos e tudo que nos leva a experimentar algo e guardar na memória. Refere-se não somente a cafés, mas também a águas e outros itens.
  • DE PREPARO CASEIRO: voltado para quem aprecia um cafezinho bem preparado pelas próprias mãos, no conforto de sua casa. O curso ensina a escolher bons cafés no supermercado, reconhecer o que é ou não de qualidade, além de dar diversas dicas de sites e marcas nacionais e internacionais para compra e inspiração.
  • DE DRINKS: curso destinado a quem busca aprender diferentes formas de preparar drinks incríveis utilizando o café como base ou complemento.
  • DE TORRA: destinado a profissionais, ensina técnicas de torra, assim como as diversas reações que podem existir durante o processo, funcionamento de torradores e todo o lado sensorial resultante.

Como escolher o melhor Curso de Barista

Saber escolher o melhor curso de barista entre todos os existentes, portanto, irá depender de um único fator, como já citado: a sua necessidade. Se o seu objetivo é realmente se tornar um profissional na área, participar de campeonatos diversos, ter seu próprio espaço ou trabalhar em grandes cafeterias, os cursos completos e avançados são a melhor escolha.

É preciso lembrar que o barista é visto como um especialista, capaz de transformar um simples grão em algo extraordinário e inesquecível ao paladar, a ponto de atrair e fidelizar clientes. Aulas básicas, portanto, são incapazes de formá-lo e capacitá-lo. Quem busca obter tal classificação, inclusive, não só participa de aulas com especialistas no Brasil, como também busca conhecimento em outros países com alto nível de conhecimento sobre o assunto, como a Itália.

Já se seu objetivo for simplesmente aprender mais sobre a arte do café, os cursos voltados para o preparo residencial são as melhores opções. Você irá aprender a escolher, preparar, apreciar e, mesmo que de forma básica, irá surpreender a quem servir. Mas, independentemente da simplicidade do curso, buscar qualidade é essencial.

Nem todos possuem tempo ou dinheiro para se especializar o máximo possível fazendo viagens e conhecendo fazendas de cultivo, por exemplo, mas isso não é desculpa para escolher qualquer curso. Na hora da escolha, opte por aquele ministrado por profissionais capacitados e renomados, que tenham em sua bagagem vivência internacional, prêmios e tudo que ateste sua capacidade em formar outros profissionais.

Onde um barista pode trabalhar?

Ao escolher os cursos que não visam o preparo doméstico, provavelmente há a preocupação ou interesse em saber onde, afinal, um barista pode trabalhar, e engana-se quem acredita que seja somente em uma cafeteria tradicional propriamente dita. Esse de fato é um dos locais mais buscados, mas existem outras opções que são adotadas por profissionais no mundo todo, como:

  • Participação em feiras e eventos, preparando cafés especiais nos stands de diversas empresas, que já enxergam esse atrativo como uma das melhores formas de agradar seus visitantes e convidados;
  • Trabalhando como barista exclusivo de grandes empresas que tenham cafeteria em seus prédios, com o objetivo de proporcionar aos funcionários e visitantes um local para relaxar;
  • Trabalhando como barista exclusivo de cafeterias de hipermercados e outros estabelecimentos que tenham um espaço similar para o preparo de café;
  • Ministrando seus próprios cursos e palestras, desde que para isso possua um bom conhecimento na área.

Outro ponto importante a ressaltar é que, além das oportunidades, a escolha por um curso na área deve ser guiada pela paixão por esse grão tão apreciado. Embora relativamente nova no Brasil, essa profissão está ganhando um espaço e valorização cada vez maiores, alcançadas há tempos em países mais ricos e desenvolvidos, nos quais a paixão pela bebida faz com que uma xícara de café seja bem paga. Portanto, quanto melhor for sua especialização, mais portas se abrirão em locais como:

  • Japão
  • Alemanha
  • Austrália
  • Argentina
  • Itália
  • Suécia
  • Dinamarca
  • Noruega
  • Finlândia

Lembre-se que o barista é o responsável por transformar um momento simples em algo surpreendente e saboroso, uma experiência única, e é isso que irão esperar de você.

Caso tenha mais dúvidas sobre como fazer a melhor escolha em relação a um curso de barista, deixe um comentário ou entre em contato agora mesmo. Nossa vivência com uma das maiores especialistas mundiais em café irá te auxiliar a escolher de acordo com o seu objetivo.

---------------- Quero fazer um curso de barista grátis ----------------