Curso de Barista grátis: vantagens e desvantagens
Se você tem paixão por café a ponto de se interessar em trabalhar diariamente com a bebida, a melhor coisa que tem a fazer é buscar conhecimento e se especializar. Umas das opções existentes para que isso aconteça é o curso de barista grátis, porém o mesmo apresenta suas vantagens e também desvantagens. Aqui nesse post separamos quais são as principais, para te ajudar a decidir se a economia de fato compensa.
Confira abaixo.
Principais vantagens:
-
ECONOMIA: como o próprio nome sugere, o principal atrativo desse tipo de curso é o econômico, visto que dispensa investimentos por parte dos participantes. E, quando se pesquisa valores, isso fica ainda mais evidente. Um curso básico pago, por exemplo, dificilmente sai por menos de R$400,00, em média, enquanto que outros mais avançados e de especialização podem chegar a R$1.400,00. Obviamente a carga horário influencia nesses números, mas, independentemente de serem altos ou não, nem sempre são acessíveis para todos que querem aprender.
-
COMODIDADE: muitos cursos grátis, se não a maioria, podem ser realizados a distância e, quando isso ocorre, a comodidade acaba se tornando uma vantagem. Afinal, poder estudar sem sair de casa, ter acesso aos materiais através da internet e programar seus próprios horários é o sonho de qualquer aluno. Há ainda a possibilidade de obter certificado após a obtenção da média exigida na avaliação e usá-lo para atestar seu conhecimento.
Principais desvantagens:
-
FALTA DE ESTRUTURA: um curso grátis, por outro lado, também tem suas desvantagens, principalmente quando o conteúdo é voltado para quem quer ser um barista ou se especializar e, para isso, necessita de aulas práticas e vivência com equipamentos diversos. Nas opções presenciais, são apresentadas máquinas e formas de manuseio, mas ministradas à distância, que são as mais fáceis de encontrar, isso não é possível.
-
QUALIDADE DO CORPO DOCENTE: quanto mais conhecimento você adquirir, mais capacitação para o trabalho terá, e isso será possível somente tendo aulas em instituições de renome, com baristas reconhecidos nacional e internacionalmente. Não que isso seja uma regra, mas estudar com quem possui premiações e vivência em outros países, principalmente aqueles que mais apreciam o café, proporciona outra visão sobre a profissão, eleva o aprendizado a outro patamar e faz com que você seja visto (a) com outros olhos pelo mercado.
-
FALTA DE OPÇÕES DE CONTEÚDO: assim como faltam equipamentos em muitos cursos grátis, faltam também outras opções de curso no mesmo segmento. Ao escolher estudar em uma escola, numa cafeteria de sucesso ou em empresas diversas que fornecem cursos pagos, é possível continuar os estudos abordando outros temas, com os mesmos professores e, portanto, sem perder a qualidade do ensino. Por exemplo: após fazer o curso básico, você pode iniciar um de degustação ou torra.
Como é possível notar, um curso de barista grátis apresenta mais desvantagens do que vantagens, mas não deixa de ser uma boa opção para quem quer iniciar nesse mundo mágico do café. Conseguindo um trabalho na área posteriormente, inclusive, é só partir para as opções pagas, existindo até mesmo instituição que oferece essa modalidade e encaminha o aluno para empresas posteriormente.
Já se a sua necessidade é especialização ou um aprendizado mais sólido, o ideal é procurar por aulas mais conceituadas. Aqui mesmo na Espresso Art teremos cursos de padrão internacional em parceria com o MUMAC ACADEMY, e seria um prazer te receber. Para saber mais, deixe um comentário, entre em contato ou venha nos fazer uma visita para conhecer nosso espaço e desfrutar de uma boa xícara de café.
---------------- Quero fazer um curso de barista grátis ----------------