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O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, portanto não é à toa que o setor de franquia de cafeteria é um dos que mais lucram. Porém, pegar somente essa informação como base para buscar uma franquia do tipo pode ser um erro, uma vez que o negócio envolve diversos pontos que devem ser estudados. Confira na leitura desse post tudo o que você precisa saber antes de começar.

Nele, você encontrará números, lucro obtido e vantagens e desvantagens de investir em uma marca já consolidada no mercado, como é o caso das franquias.

O que é uma franquia de cafeteria

Para entender o que é uma franquia de cafeteria é preciso entender antes o que, afinal, é uma franquia e a que tipo de trabalho esse termo se refere.

Explicando da forma mais simples possível, podemos dizer que uma franquia nada mais é do que um modelo de negócio elaborado e/ou aperfeiçoado a ponto de poder ser repassado para outras pessoas administrarem. Ou seja: uma empresa que, devido seus números positivos e aceitação por parte dos clientes ou consumidores, tem grande possibilidade de expansão, deixando cada unidade na mão de terceiros devidamente treinados.

As franquias normalmente surgem de negócios pequenos e independentes que, com o passar do tempo, adquirem crescimento suficiente para serem repassados a outros empreendedores num formato de licenciamento. Em resumo, nada mais é do que uma marca que pode ter unidades administradas por diferentes pessoas mediante determinações pré-estabelecidas, como assinatura de contrato e pagamento de taxa.

São diversos os segmentos que possuem franquias. Entre os citados no Portal do Franchising, um dos sites referência no assunto, estão:

  • Alimentação;
  • Escola de idiomas;
  • Livrarias e papelarias;
  • Vestuário;
  • Cosméticos e perfumaria;
  • Beleza, saúde e produtos naturais;
  • Bebidas, cafés, doces e salgados.

Porém, além de se enquadrar em um dos diversos segmentos existentes, uma empresa que pretende vender sua marca como franquia deve também apresentar seus respectivos números e exigências para o franqueado. Este, por sua vez, nada mais é do que o empreendedor que deseja abrir uma unidade da empresa e precisa de informações suficientes para isso.

Veja abaixo alguns exemplos de franquia e o tipo de informação que devem apresentar:

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  • INVESTIMENTO MÍNIMO: R$160.000,00;
  • FATURAMENTO MÉDIO: R$190.000,00;
  • PREVISÃO DE RETORNO DO INVESTIMENTO: 24 meses;
  • TAXA DE FRANQUIA: R$30.000,00;
  • CAPITAL DE GIRO: R$50.000,00;
  • ÁREA MÍNIMA: 40 m²;
  • ÁREA DE EXPANSÃO: todo o Brasil;
  • ÁREA DE EXPANSÃO: todo o Brasil;
  • TAXA DE PROPAGANDA: 1,5% do faturamento bruto.

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  • INVESTIMENTO MÍNIMO: R$100.000,00;
  • INVESTIMENTO MÍNIMO: R$100.000,00;
  • INVESTIMENTO MÍNIMO: R$100.000,00;
  • PREVISÃO DE RETORNO: 24 meses.

Como é possível notar, é possível fazer facilmente a comparação entre as vantagens e desvantagens de se obter uma franquia. Enquanto a primeira consiste basicamente em já entrar em um negócio consolidado, não tendo o trabalho de começar uma empresa do zero, a segunda apresenta obstáculos como falta de autonomia, uma vez que é preciso administrar da forma imposta pela marca, autos investimento, sendo que a taxa de franquia não é o único valor que deve ser considerado, e impossibilidade de ficar com o lucro total, pois muitas franquias exigem que uma parte seja destinada para propaganda e outra  para os royalts enquanto a parceria durar.

Portanto, apesar de vantajosas num primeiro momento, é preciso analisar cuidadosamente as franquias antes de se comprometer. Como sempre aconselhamos nossos clientes, antes de pensar em abrir uma franquia, estude nosso artigo sobre como montar uma cafeteria para saber todos os prós e contras e tomar a melhor decisão.

Características de uma franquia de cafeteria

Uma franquia de cafeteria propriamente dita apresenta as mesmas características das franquias acima citadas no que diz respeito às informações que deve apresentar ao franqueado e às vantagens e desvantagens.

Mas, por outro lado, é preciso tomar um pouco de cuidado na hora de fazer uma pesquisa e a respectiva escolha, pois elas não costumam ficar em uma categoria separada. Tais franquias são encontradas dentro do segmento Alimentação ou mesmo junto às franquias de confeitaria e até mesmo sorveteria, como um segmento único.

Nesse último caso a atenção deve ser redobrada, afinal muitos estabelecimentos que vendem café podem facilmente ser confundidos com cafeterias, uma vez que vendem doces e salgados diversos como acompanhamento. Para auxiliar na decisão entre uma franquia de cafeteria e as demais que entram nesse setor, busque pelos dados próprios do mercado de consumo de café, como os que seguem abaixo:

  • Segundo a ABIC, Associação Brasileira da Indústria do Café, cada pessoa consome 81 litros de café por ano no Brasil;
  • Somente em 2015, as vendas de café somaram mais de R$7 bilhões, com tendência constante de crescimento;
  • Entre os consumidores da bebida, 89% dos que estão acima dos 60 anos bebem café diariamente;
  • Entre os jovens de 16 a 20 anos, a média de consumo é de 3,7 xícaras por dia.

Dessa forma, é possível ter uma noção de se realmente vale a pena investir especificamente em uma franquia de cafeteria antes de seguir o passo a passo a seguir.

Como abrir uma franquia de cafeteria

Antes de decidir investir em uma franquia de cafeteria, é preciso saber todos os passos que devem ser seguidos para de fato poder ser um franqueado. Essa etapa é extremamente importante, pois muitas pessoas acreditam que o processo para se obter uma loja é simples e rápido, quando na verdade é mais burocrático do que aparenta.

Cada marca irá trabalhar um passo a passo diferente, que inclusive pode ser adotado em franquias de qualquer segmento, sendo alguns deles os que seguem abaixo:

Cadastro no site:

Assim que definir em qual franquia deseja investir, é preciso fazer o cadastro no próprio site ou no site específico para franquias que a marca escolhida mantém. Além de dados pessoais, como nome, pode ser solicitado também que um pequeno questionário seja respondido, com informações relativas a experiência profissional e valor que possui para investir.

Esse passo é extremamente importante, pois são as informações nele contidas que irão determinar se você possui ou não chances de conseguir uma loja.

Entrevista:

É comum também que os gestores da marca entrevistem os candidatos, a fim de comprovar as informações fornecidas através do site e determinar se o mesmo de fato se encaixa no perfil do franqueado.

Entre as características desse perfil estão o comprometimento e disponibilidade para cuidar do negócio.

Treinamento:

Passando a etapa da entrevista, é hora de participar do treinamento, que visa colocar em prática todas as aptidões que o candidato disse ter na entrevista.  Esse passo é fundamental tanto para análise dos gestores quanto para a análise do próprio candidato, que irá identificar se de fato tem capacidade para cuidar do negócio.

Assinatura do contrato:

Finalizada a etapa do treinamento e sendo decidido que o candidato possui todas as características esperadas, é hora de assinar o contrato formalizando a entrega de uma unidade da marca para o novo franqueado.

Nesse contrato devem constar todas as obrigações deste, bem como as obrigações da própria marca e o que ela tem a oferecer como auxílio. Tais obrigações e auxílios normalmente incluem desde a escolha do ponto de venda até o suporte com a operação e as dificuldades do dia a dia. Todos os valores envolvidos também devem constar no documento.

Como pode ser notado, o processo para obtenção de uma franquia pode ser mais lento que o esperado, demandando não só dinheiro, mas também tempo. E esse é apenas um dos pontos negativos presentes nesse tipo de negócio.

Franquia de cafeteria barata: qual o mínimo a ser investido?

Para evitar a perda de dinheiro e até mesmo a frustração que pode surgir o ideal, antes de se comprometer, é analisar cuidadosamente todos os valores que serão necessários. A busca por franquias de cafeterias baratas, assim como por franquias de outros segmentos, é constante, porém determinar o que pode ser considerado barato é praticamente impossível, pois irá depender de cada modelo de negócio e da possibilidade de investimento de cada candidato.

O mais importante a se ter em mente é que o valor anunciado em diversos sites especializados no assunto muitas vezes não corresponde ao valor total do investimento, que inclui:

  • TAXA DE FRANQUIA: que nada mais é do que o valor pago para de fato poder ter uma loja da marca escolhida;
  • IMÓVEL: diz respeito a toda a montagem e instalações que devem ser feitas no ponto de venda escolhido;
  • PRÉ-OPERACIONAL: inclui os equipamentos e todas as despesas que possam surgir antes de iniciar as atividades;
  • ESTOQUE: pode não ser oferecido pela marca, ou já estar incluído no valor da franquia, porém, de qualquer forma, será pago pelo franqueado.

Então, ao buscar uma franquia barata por ter pouco dinheiro para investir, se atente a o que a marca irá te oferecer como suporte, mas principalmente quanto estará cobrando por isso. Afinal, um valor extremamente baixo pode ser outro ponto negativo, uma vez que será somado a outros posteriormente.

Pontos positivos e negativos de uma franquia de cafeteria

Para que você possa fazer um comparativo entre as vantagens e desvantagens de adquirir uma franquia de cafeteria, segue abaixo os principais pontos positivos e negativos desse negócio de forma resumida:

Pontos positivos:

  • DIFERENCIAL COMPETITIVO: segundo João Batista, diretor da Rei do Mate e especialista em franquias, a principal vantagem encontrada é o diferencial competitivo, uma vez que o empreendedor entrará no mercado com uma marca consolidada e que já possui público fiel;
  • TREINAMENTO E APRENDIZADO: outro ponto positivo é que muitas vezes as marcas não exigem que o franqueado possua experiência na área, bastando ter força de vontade e o valor a ser investido. Logo, qualquer pessoa acima de 18 anos com essas características pode se candidatar e receber o treinamento adequado para gerir o negócio, se aperfeiçoando ao longo do caminho.
  • FOCO NO QUE IMPORTA: uma vez que o modelo de negócios já está montado, não é necessário que o franqueado se preocupe com o design e tamanho da loja, por exemplo. Dessa forma, pode focar no que é mais importante: gerenciamento da equipe, bom atendimento ao cliente e, consequentemente, boas vendas.

Pontos negativos:

  • VALOR INVESTIDO: como citado acima, o valor apresentado num primeiro momento muitas vezes não corresponde ao total necessário para obter determinada franquia. Logo, um negócio que a princípio parecia “barato” pode facilmente ultrapassar os R$200.000,00, valor com o qual é possível montar um negócio próprio facilmente;
  • FALTA DE AUTONOMIA: outra desvantagem é a falta de autonomia gerada pela necessidade de se reportar à franqueadora. Por ter somente a licença para trabalhar com a marca, é praticamente impossível que o franqueado consiga colocar suas ideias em prática sem obter permissão;
  • LUCRO OBTIDO: esse talvez seja o ponto mais negativo para quem busca uma franquia tendo em vista o faturamento que a mesma irá ter. Primeiramente, vale lembrar que o tempo médio para retorno do investimento de muitas marcas é 24 meses, o que pode ser considerado um período longo, e o lucro obtido com as vendas não é totalmente do franqueado. Embora algumas franquias não cobrem taxa de royalts, há a taxa que deve ser destinada à propaganda, que pode ou não ser rateada.

Como transformar sua cafeteria em franquia

Se no meio do caminho você perceber que adquirir a licença para usar determinada marca não é a melhor opção, como muitas vezes ocorre, é possível ir na contramão e montar uma cafeteria para posteriormente transformá-la em franquia. Dessa forma, você não só terá sua própria marca, como também terá toda a administração e os riscos divididos com os franqueados.

Para que isso ocorra é preciso seguir um processo relativamente extenso. É possível obter todo o suporte necessário em sites especializados ou com a Associação Brasileira de Franchising, mas seguem abaixo as etapas que devem ser contempladas:

  • CUIDAR DAS QUESTÕES LEGAIS: nesse primeiro passo, a principal análise que deve ser feita é em relação ao registro de marca, pois é preciso que você seja detentor da mesma para transformá-la em franquia;
  • PLANEJAR O MODELO DE FRANQUIA: em seguida, é preciso determinar todos os aspectos que envolvam tanto o franqueador como o franqueado. As taxas envolvidas, bem como as obrigações de cada parte e o tempo de retorno devem constar em um plano de negócios bem elaborado;
  • DETERMINAR O PLANO DE EXPANSÃO: o próximo passo é determinar como deve se dar a expansão da franquia. Por exemplo: a marca deve abrir 5 unidades no Sudeste em determinado período. A escolha dos locais deve ser cuidadosa, pois pode determinar o sucesso ou o fracasso da loja aberta;
  • DETERMINAR OS PROCESSOS: essa etapa diz respeito ao processo pelo qual o franqueado deverá passar e o que encontrará nele. Manual do franqueado e orientações para o dia a dia do negócio são alguns dos itens que devem ser trabalhados;
  • ELABORAR OS CONTRATOS: sem um contrato assinado, é impossível colocar uma franquia para funcionar, pois ele detém todos os aspectos jurídicos necessários para ambas as partes terem confiança no negócio. Portanto, você deverá incluir não só as taxas que devem ser pagas, mas também os dados gerais da empresa, para o franqueado saber que está com uma marca confiável;
  • VENDER A FRANQUIA: por fim, é preciso saber onde e como vender a franquia criada. Buscar por revistas de negócios e sites especializados é fundamental, bem como adotar linguagem adequada para atrair investidores. Feito isso, basta selecionar os franqueados que se adequam à marca a partir dos processos acima citados.

Lucro de uma franquia de cafeteria: como funciona

Agora, resumidamente, é possível explicar como funciona a obtenção dos lucros tanto para o franqueador quanto para o franqueado, uma vez que você já sabe como transformar seu próprio negócio em franquia. Dessa forma, deixamos aqui mais um parâmetro para ser considerado na hora de candidatar para uma marca:

  • LUCRO PARA O FRANQUEADO: como citamos acima, o lucro obtido em uma cafeteria franqueada não é totalmente do franqueado, uma vez que há a taxa de royalt e de propaganda a ser paga. A primeira pode facilmente atingir os 5% do faturamento total, enquanto a segunda gira em torno de 1 a 1,5% ou é dividida entre todas as unidades em forma de rateio. Logo, o lucro do dono da unidade é de 93% do valor total, em média.
  • LUCRO PARA O FRANQUEADOR: por outro lado, para o franqueador, dono da marca, o lucro obtido vem de suas próprias unidades, considerando as que de fato estão em seu nome e que, portanto, não possuem taxa de royalt, e também do royalt de todas as unidades que vender. Considerando que ele já tenha 100 franquias vendidas, que cada uma fature R$100.000,00 por mês e que a taxa de royalt seja de 5%, seu lucro, sem considerar suas unidades próprias, seria de R$500.000,00 ao mês.

Portanto, se tratando da parte financeira, abrir uma cafeteria e transformá-la em franquia é mais vantajoso, além da autonomia gerada. Se mesmo assim você prefere investir em um negócio pronto, confira abaixo algumas dicas.

Quais as melhores franquias de cafeteria para investir

Definir qual a melhor franquia de cafeteria somente pelo nome que carrega não é a melhor forma de começar a investir. O ideal é se basear em números e dados diversos, além do investimento necessário.

Para isso, é possível contar com informações disponibilizadas por veículos que abordam tanto o mercado do café como o mundo dos negócios. O ranking das melhores franquias de 2015 determinadas pelo site da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, por exemplo, se baseia em informações como:

  • Quais são consideradas as melhores franquias do segmento de cafeteria e, consequentemente, confeitaria;
  • O desempenho específico de cada rede;
  • A satisfação que cada marca proporciona ao franqueado.

Já o ranking do mesmo site referente às melhores e maiores franquias do setor em 2008 considerou as seguintes informações:

  • As maiores em número de faturamento total da rede, critério que mostra a franquia vencedora com R$230 milhões;
  • As maiores franquias do setor em unidades, tendo a vencedora 598 lojas;
  • As que mais cresceram em faturamento no período de 1 ano;
  • As que mais cresceram no mesmo período em termos de unidades;
  • As que mais geraram satisfação para o franqueado, tendo a vencedora recebido nota 10 de 10.

Caso queira investir nesse tipo de negócio, portanto, não vá somente pelo nome, mais se baseie também em tais dados, pois demonstram o sucesso que cada marca que consta nos rankings divulgados foi capaz de obter.

Lembramos mais uma vez que construir a própria franquia de cafeteria pode ser mais vantajoso e satisfatório do que se prender a um modelo pronto, tanto em termos de faturamento quanto de realização pessoal e profissional, basta começar com um negócio mais simples e transformá-lo ao longo do tempo. Afinal, como colocado pelo especialista citado nesse post, é preciso ter afinidade em todos os âmbitos e muita vontade de fazer dar certo, o que muitas vezes não ocorre com marcas construídas por terceiros. Reforçamos que temos um artigo bem completo sobre como montar uma cafeteria para te ajudar a tomar a melhor decisão e que nossa equipe estará sempre disposta à te ajudar a escolher a melhor máquina de café para seu negócio, com vários treinamentos constantes sempre que você precisar, para te ajudar a extrair o melhor resultado que o café pode trazer para seu negócio =)

E para você, é melhor montar uma franquia de cafeteria ou uma cafeteria com sua própria marca?

Comenta aí em baixo e vamos debater =)

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