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Um plano de negócios para cafeteria é o primeiro passo para ter sucesso nesse ramo, que só cresce no Brasil. Mas para elaborar uma planejamento bem estruturado, existem 5 pontos mais importantes que devem ser levados em consideração. Muitos deles foram citados em outro post, mas serão abordados novamente aqui com base no conteúdo fornecido pelo próprio SEBRAE. Além disso, você também terá acesso às dicas exclusivas que são dadas por eles para quem quer entrar nesse mercado.

Então pegue papel e caneta para as anotações referente a cada ponto:

1. INFORMAÇÕES SOBRE OS PRODUTOS:

Segundo os gestores do SEBRAE, esse é o ponto principal, a ser pensado antes dos demais na hora de elaborar um plano de negócios para uma cafeteria: determinar quais produtos serão servidos, a quais valores e como serão obtidos. Para estabelecer o cardápio, porém, há necessidade de colocar em prática pesquisas sobre clientes e concorrência, para saber se o que você tem em mente supre alguma necessidade ou é de agrado de determinado público. Já o preço a ser cobrado por cada item deve ser determinado a partir de variáveis como despesas, faturamento estimado, preços trabalhados por outras cafeterias e qual lucro poderá ser obtido. Por fim, ao pensar na obtenção de matéria prima ou produtos acabados, considere que isso diz respeito não somente aos fornecedores, mas também ao conhecimento e capacidade da sua equipe de entregar o melhor ao cliente. Fatores como previsão de vendas, giro de estoque e possibilidades de negociação também devem ser colocados no papel.

2. INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA:

A localização escolhida será essencial na hora de definir como atrair seu público, portanto deve receber uma atenção especial. É primordial respeitar a lei de zoneamento imposta pela prefeitura, ou seja, se certificar que de fato pode haver uma cafeteria no local, e pensar em detalhes como fornecimento ou não de estacionamento para clientes. Os demais pontos que devem ser especificados no plano de negócios dizem respeito a responsabilidade de cada sócio, caso haja sociedade, funções e treinamentos dos funcionários para administração e gestão e como atrelar todos os detalhes para que o processo de gestão seja ágil e gere economia.

3. INFORMAÇÕES SOBRE SEU PÚBLICO:

Sua cafeteria deve receber qualquer pessoa que queira entrar, mas ter um público mais específico como foco é aconselhável. Após identifica-lo, é preciso fazer um breve exercício de entender o que mais o atrai em um estabelecimento do tipo, quais produtos prefere, como fazê-lo passar pela porta e quantos clientes, afinal, são necessários para manter o negócio. Tendo obtido sucesso, o próximo passo é pensar nos esforços para manter o fluxo de vendas, e uma das melhores formas de isso acontecer é trabalhando com diferenciais. Os itens únicos trabalhados por cada concorrente e o que você pode oferecer de melhor, portanto, também são obrigatórios no plano de negócios.

4. INFORMAÇÕES SOBRE OS GESTORES E DIRIGENTES:

Acredita-se que, ao querer abrir uma cafeteria, você já possua experiência ou conhecimento nesse mercado, mas ele pode não ser suficiente e, de qualquer forma, novas informações nunca são demais. Considere inserir em seu plano de negócios quais as competências necessárias para cada gestor ou dirigente do estabelecimento e o que se espera de cada um em termos de habilidades. Pesquise se há um perfil específico para se tornar empresário nesse meio e busque desenvolvê-lo, de modo a comandar o negócio com excelência.

5. INFORMAÇÕES SOBRE O INVESTIMENTO:

Tão importante quanto os pontos acima é saber exatamente qual investimento está disponível para a abertura da cafeteria. Essa informação te ajudará a definir se a localização escolhida é viável, se é uma boa opção buscar um sócio e se o crédito pessoal é uma necessidade. Os gastos iniciais também devem ser considerados, bem como uma estimativa de resultados e lucros, que determinarão se o valor investido valerá a pena.

Cada ponto do plano de negócios de uma cafeteria, obviamente, deve ser trabalhado com calma, para que nada importante fique de lado. Existem muitos outros detalhes e dúvidas, porém, que habitam a mente de quem deseja empreender nesse meio, mesmo sendo abordados nesse documento. São questões que envolvem números, como lucros e investimentos necessários, diferenciais e muitos outros fatores. Uma dica importante é você ter um contador (de preferência que já trabalhe com cafeterias), para te ajudar nessa importante fase do negócio, mas segue abaixo as dicas e informações do SEBRAE para já serem consideradas:

  • Existem 4 pontos fundamentais que devem ser trabalhados na localização, a ponto de chamar a atenção das pessoas que circulam nas proximidades. São eles: comunicação visual, proximidade, conveniência e comodidade;
  • Um contador profissional é fundamental, pois auxilia no que diz respeito à abertura da empresa e regularização junto a Corpo de Bombeiros, Prefeitura, Junta Comercial e outros, cuidando dos cadastros e inscrições que devem ser feitos;
  • Deve haver conhecimento, por parte do empreendedor, sócios e funcionários, da legislação referente boas práticas para fornecimento do serviço de alimentação. A cartilha da ANVISA sobre tais práticas também deve ser lida por todos se possível;
  • Deve haver atenção maior para as resoluções da ANVISA que dizem respeito aos insumos necessários para a venda do café, como os açúcares. Para elas, a atenção deve ser redobrada;
  • O salão principal (caso se aplique), no qual ficará a maioria das mesas, deve ser correspondente a pelo menos 60% da área total da cafeteria. Se possível, deve ter entre 50 e 100m², espaço suficiente para 18 mesas;
  • Para uma cafeteria que vá servir almoço ou preparar pratos no próprio local, é indicado contratar uma pessoa responsável somente pela cozinha. Para um estabelecimento pequeno, o quadro de funcionários estaria completo acrescentando duas pessoas para o atendimento;
  • Uma cafeteria considerada pequena necessita dos mesmo equipamentos e insumos para começar a funcionar do que qualquer outra. Porém como isso ocorre em menor proporção, o investimento inicial é menor, ficando entre R$50.000,00 e R$80.000,00;
  • É possível vincular e fortalecer sua marca no que diz respeito à sustentabilidade. Para isso, é preciso adquirir cafés certificados, por exemplo, pelo Justo Comércio, e aderir ao Programa de Cafés Sustentáveis do Brasil.

Montar um plano de negócios para cafeteria, portanto, vai muito além dos 5 pontos principais apresentados no começo do texto. Por isso, vale a pena conferir nosso post sobre como montar uma cafeteria e obter ainda mais dicas e informações sobre o assunto, como o quanto pode faturar e o lucro gerado.

Se ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais informações, deixe um comentário, entre em contato ou venha nos fazer uma visita para que possamos bater um papo enquanto desfrutamos de uma xícara de café ;)

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