quem descobriu o café

A dúvida sobre quem descobriu o café é frequente, afinal sempre surgem novos apreciadores da bebida, que não abrem mão de saber mais detalhes sobre ela. Esse, por sinal, é um assunto que não deixa de ter sua importância, e foi abordado algumas vezes em nosso blog, mesmo que de forma sutil. Por isso, o post de hoje é dedicado somente a ele, trazendo as informações que você precisa para não ter mais dúvidas.

Fique conosco até o final para conhecer a lenda mais famosa relacionada a quem descobriu o café.

Afinal, quem descobriu o café?

Os mais perfeccionistas podem afirmar que não há uma resposta para essa pergunta, e talvez não estejam de todo errados, afinal existem diversas versões e histórias sobre quem descobriu o café.

A lenda mais famosa de todas, porém, e que acabou ganhando o mundo, é a de que ele foi descoberto por um pastor da Etiópia, ao perceber que suas cabras adotavam um comportamento diferente, mais enérgico, após provarem dos frutos e das folhas de uma árvore específica, hoje conhecida como cafeeiro, ou simplesmente pé de café.

Curioso, o pastor chegou a experimentar os frutos, constatando que de fato forneciam maior vivacidade, fato esse que serviu como base para que, de início, o café fosse visto somente como um alimento estimulante. Seu primeiro uso como bebida propriamente dita, porém, se deu através de infusões, como mencionado e explicado nesse post.

Quem descobriu o café como o conhecemos e utilizamos hoje, com grãos torrados imersos em água quente, foram os árabes, quando a bebida passou a ser conhecida como “vinho árabe” e originou os grãos Arábica. Foi nessa época, mais especificamente por volta de 1615, que a atenção dos europeus se voltou para esse que se mostraria um produto extremamente especial.

A vinda do café para o Brasil

Não demorou muito para que os europeus, mais especificamente os holandeses, percebessem o valor comercial do café, trazido para o Brasil por volta de 1720 pelo sargento Francisco de Melo Palheta em visita à Guiana Francesa a pedido do governador do Pará.

Ali se iniciaram as plantações brasileiras, que se expandiram conforme o café mostrava sua importância cultural e, principalmente, política e econômica, com o número de sacas vendidas crescendo rapidamente e gerando fortunas para os produtores.

Atualmente, é sábio afirmar que o Brasil é o maior produtor de café do mundo, exportando para diversos países, e um dos principais mercados consumidores, o que faz com que os amantes da bebida queiram saber cada vez mais sobre ela. Para isso, basta acompanhar nosso blog, criado unicamente com conteúdos ligados ao assunto, como:

Independente de existirem diferentes histórias sobre quem descobriu o café, um fato é inegável: essa descoberta foi uma das mais importantes da história, principalmente no que diz respeito ao Brasil, influenciando fortemente a economia e momentos políticos. Se você tiver algo a acrescentar a respeito, não se esqueça de deixar nos comentários para enriquecer esse post e, havendo qualquer dúvida, fale conosco.

---------------- Quero fazer um curso de barista grátis ----------------