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Montar uma cafeteria nunca foi algo fácil de se fazer. Agora um desafio ainda maior, seria conseguir clientes e atrair cada vez mais pessoas para o seu estabelecimento. Sabendo disso, nós separamos algumas dicas práticas, para te ajudar nesse processo de marketing para cafeteria. São 7 estratégias maravilhosas para você ter um excelente plano de divulgação para o seu espaço.

1- Capriche em cada detalhe da decoração

Sempre ouvimos falar que a primeira impressão é a que conta, e isso não se diferencia quando falamos de cafeteria, portanto, capriche no visual da sua loja de café. O visual externo tem que ser chamativo, mas ao mesmo tempo modesto, para que não passe a idéia errada para quem for vê-la. Fazendo isso da maneira certa, você com certeza atrairá clientes, principalmente porque as pessoas ADORAM SER VISTAS em uma cafeteria estilosa.

Isso fará também com que a sua loja se destaque das demais concorrentes do mercado. Uma cafeteria para se inovar, não necessariamente precisa fazer uma mega mudança no espaço, apenas mexer nos pontos certos, como a área externa e alguns detalhes do espaço interno também.

2- Encante o cliente

Um dos métodos mais eficazes de divulgar o seu estabelecimento é o encantamento. Se você conseguir fazer com que o consumidor atinja uma experiência memorável, com certeza ele irá voltar acompanhado de mais pessoas. Esse tipo de coisa não tem preço, conseguir cativar o cliente de uma forma que ele queira sempre consumir o seu café, ainda por cima indicá-lo para os seus amigos.

Escutar e implantar as sugestões e críticas do cliente é uma forma interessante de agradá-lo, pois ele vai ver as mudanças que a cafeteria fez de acordo com sua sugestão. Mas faça isso de forma organizada, colocando as sugestões para votação dos outros clientes, por exemplo. Você deixa uma caixa de sugestão e a cada semana, você coloca as sugestões para os clientes votarem quando vão pagar a conta, pode inclusive premiar o cliente que deu uma sugestão que foi muito votada com um café grátis ou algo do tipo, informando em seu email sobre esse agrado.

Outra forma de você encantar seu cliente é ter uma equipe sorridente para atendê-lo. E você consegue isso motivando seus funcionários e baristas com premiações relacionadas à experiência do cliente. Na hora de pagar a conta, por exemplo, você pode colocar em uma folhinha de papel 3 perguntas sobre o atendimento e 2 sugestões de clientes para serem votadas. Dessa forma, você tem um feedback do desempenho da sua equipe, e consegue ver com os outros clientes as melhores sugestões para sua cafeteria

3- Faça oficinas na cafeteria

Um caminho muito interessante é oferecer hospedagem de eventos, workshops, oficinas e outras manifestações de construção da comunidade. Claro que os eventos devem ter a cara da cafeteria. Realizar essas atividades pode ser benéfico para o negócio, porque além de trazer mais pessoas para consumir café, eles podem se tornar clientes fiéis da sua cafeteria. Mas é claro que o espaço nunca pode levar prejuízo financeiro, então intercale com eventos pagos e gratuitos e sempre meça os resultados de cada evento, principalmente em número de cadastros no banco de dados da cafeteria.

4- Utilize as redes sociais

É extremamente importante ter uma página nas redes sociais do seu estabelecimento. Através dela você irá interagir com clientes, postar fotos dos seus produtos e marcar as hashtags, para que assim mais pessoas possam ver. Hoje em dia mais de 70 % da população tem conta nas redes sociais como facebook, twitter e instagram.

Então você precisa se manter conectado postando promoções, notícias sobre a cafeteria, divulgação de algum produto novo, curiosidades sobre o café, fotos criativas de artísticas sobre a bebida, algumas receitas para as pessoas fazerem em casa, enfim. Vale dizer que ter um banco de dados dos clientes ajuda MUITO na divulgação, então se você ainda não cadastra seus clientes, comece a fazer isso pra ontem ;).

5- Oferecer descontos ou bebidas grátis para recomendadores

Ofereça uma bebida grátis (ou com um desconto especial) para a pessoa que trouxer um amigo. Essa é uma excelente técnica de divulgação. Coloque em algum lugar da cafeteria a seguinte promoção: “Traga um amigo para sua primeira vez e receba um café grátis”. Com isso, você estará incentivando as pessoas a participarem e a fazerem seu cadastro no banco de dados de clientes da cafeteria.

6- Programa de fidelidade

Quando falamos de marketing para cafeteria, é necessário que o dono tenha um programa para “recompensar” os seus clientes mais fiéis. A Idéia de um programa de fidelidade é quanto mais pontos a pessoa conseguir nas compras do café, mais perto ela estará de ganhar o prêmio, que no caso seria uma bebida por conta da casa. Uma outra forma, seria criar uma cartela de pontos que são ganhos com o consumo.

Mas nunca se esqueça de calcular direitinho os resultados desse programa mês a mês, para identificar até que ponto o programa de fidelidade está trazendo lucros para a cafeteria. Se por ventura ele não trouxer os lucros esperados em um mês, troque as condições para as pessoas acumularem pontos, até encontrar uma boa estratégia que seja boa para aumentar o  consumo dos clientes, e boa para a lucratividade do seu negócio

7- Capriche e surpreenda com a Latte art

Treine os seus baristas para realizarem a Latte art diferenciadas. Os desenhos são simples, mas isso pode cair nas graças do cliente, fazendo com que ele se sinta ainda mais encantado pela sua cafeteria. Entretanto, os baristas devem ter muita prática e treinamento para que o desenho não saia desleixado.

Uma estratégia interessante é usar o latte-art como uma surpresa sempre que possível. O ideal é fazer uma latte art para cada café servido, mas em uma dia de muito movimento isso não vai ser possível, então combine com seus baristas para que façam essa estratégia em dias onde o movimento está mais tranquilo.

8- Apoie causas nobres que tenham algum tipo de relação com sua cafeteria

Decidir investir uma parte da verba do marketing em causas nobres é um ótimo caminho. Para começar, deve se decidir que causas são essas, podem ser eventos artísticos e alguma organização de caridade. Isso aumentará a empatia do público com o seu negócio, porque se você realmente se preocupa com as pessoas e procura ajudá-las de forma honesta e sincera, será por uma causa nobre.

Vale ressaltar que você deve escolher muito bem a instituição que você quer ajudar. Caso a escolha seja feita apenas pelo seu gosto pessoal, os resultados para sua marca e para empatia do público não serão os mesmos. Você pode, por exemplo, escolhe uma instituição que fique próxima a sua cafeteria, divulgando sua marca na própria instituição. Como a cafeteria é um negócio local, você fortalece sua marca e incentiva as pessoas fazer o mesmo pela comunidade onde elas (e sua cafeteria) estão situados. Com esse exemplo, e você pode pensar em muitos outros, a ação social causa muito mais impacto em termos de Branding.

9- Crie uma caixa de sugestões

Lembra da caixa de sugestões que citamos na 2ª dica? Essa é uma ótima ideia para ter a opinião dos clientes sem exposição, mas você deve ser estratégico e facilitar a vida do cliente, senão sua caixa de sugestões vai ficar vazia. Você pode, por exemplo, adaptar sua logística para os cafés serem entregues junto com esse papel de sugestões, que pode conter, por exemplo 3 perguntas sobre o que a pessoa achou da cafeteria, e 2 espaços para sugestões, treinando os baristas para incentivarem as pessoas à preencher esse breve formulário na saída, onde ficará a caixa de sugestões e algumas canetas junto.

Vale ressaltar que esse formulário deve ser pequeno e simples, então nas perguntas sobre a cafeteria devem ter alternativas para que as pessoas possam marcar facilmente a opção que corresponde à sua opinião. Não se esqueça de pedir o email das pessoas que preencherem esses papéis e sorteie uma vez por mês um café grátis entre todos que sugeriram melhorias e deram sua opinião sobre a cafeteria. Um feedback real dos próprios clientes em relação à seu serviço em troca de um simples café sorteado mensalmente, é algo extremamente valioso que com certeza pode trazer muito mais lucro para seu negócio ;)

Tem alguma ideia que você quer testar na sua cafeteria? Coloca nos comentários que nosso barista vai dar sua opinião ^^
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