o que é blend de café

Se você não sabe o que é blend de café, está deixando de obter uma informação extremamente importante sobre a bebida, que pode influenciar sua percepção em relação ao seu consumo e até mesmo a maneira como a trabalha, caso seja um barista ou proprietário de uma cafeteria. Trata-se de um assunto simples, porém muitas vezes polêmico, e é sobre isso que falaremos nesse post.

Quer saber o motivo pelo qual um blend de café pode gerar tanto controvérsia? Fique conosco para descobrir.

Afinal, o que é blend de café?

A palavra blend trazida para o português significa nada mais do que “mistura”.

Logo, ao pensar sobre o que é blend de café você pode perfeitamente definir que se trata de uma mistura de tipos de grãos, porém sem que estejam necessariamente em quantidades iguais, como muitos acreditam. O objetivo primário de trabalhá-los dessa forma é a obtenção de sabores diferentes e marcantes, utilizando para esse fim as inúmeras variedades do café Arábica e do Robusta, embora esse último algumas vezes seja utilizado em quantidade inferior.

Via de regra, a maior parte do café para consumo é composta por blends, e mesmo aquele que se diz 100% Arábica pode ter diferentes tipos de grãos dessa mesma família. O maior problema encontrado pelos verdadeiros amantes da bebida, porém, é que muitos fabricantes utilizam o interesse dos consumidores sobre o que é blend de café para criarem produtos finais de menor qualidade, onde é inserida uma quantidade inferior do grão superior e utilizados grãos de qualidade inferior para complementar.

Como é feito um blend de café

Existem duas formas de se criar um blend de café: misturando os grãos antes da torra ou depois, sendo que:

  • Antes da torra: mais indicado para grãos de mesma coloração, gerando cor mais uniforme e sabores mais complexos;
  • Depois da torra: potencializa o sabor de cada grão, uma vez que cada tipo possui uma torra específica, criando um produto final ainda mais especial.

Embora sejam adotados principalmente por fabricantes e cafeterias, os blends de café podem ser desenvolvidos também em casa, desde que exista o equipamento indicado para esse fim. Não existem regras ao se criar a mistura, bastando se guiar pelas características dos grãos que você possui e como deseja que seja o sabor do café obtido.

Um café com mais corpo, porém sem um sabor tão marcante, pode perfeitamente ser misturado com grãos mais doces, por exemplo, sendo que a quantidade desse último deve ser maior caso o objetivo seja uma bebida realmente mais adocicada. Trata-se de tentativa e erro até alcançar o sabor desejado.

Muitas cafeterias famosas, por sinal, são reconhecidas por servirem cafés diferenciados, e esse também pode ser o seu caso, considerando que o blend de café pode ser criado como forma de obter um produto único, encontrado somente em seu estabelecimento, ou mesmo misturas que atendam a diferentes paladares. Nada impede, também, que sua cafeteria possa trabalhar um blend por mês ou menor período, gerando experiências sensoriais para os clientes.

Vale lembrar que, embora não seja de fato considerada parte do blend, a adição de cacau, amêndoas e outros elementos também é válida na hora de saborizar o café e torná-lo ainda mais único.

Você conhece alguém que não sabe o que é blend de café e pode gostar de todas essas informações? Então compartilhe esse post, e se ficar com qualquer dúvida é só entrar em contato ou deixar um comentário abaixo.

---------------- Quero fazer um curso de barista grátis ----------------