a importância de um som na cafeteria

Você já entrou em uma loja ou outro estabelecimento e sentiu vontade de ficar mais tempo ou sair imediatamente por conta da música que estava tocando? Isso ocorre justamente por conta dos efeitos dos estímulos sonoros sobre os consumidores, por isso é importante que você saiba a importância de um som na cafeteria que gerencia.

As dicas e informações que daremos a seguir, por sinal, podem ser utilizadas tanto por quem já está com o empreendimento funcionando quanto por quem está pensando em como montar uma cafeteria.

A importância de um som na cafeteria para os seus lucros

Um som adequado em uma cafeteria tem como objetivo deixar o ambiente mais agradável e, consequentemente, fazer com que seus lucros aumentem consideravelmente, uma vez que age sobre dois públicos essenciais para o funcionamento do seu estabelecimento: seus funcionários e seus clientes.

Cada um possui suas características e suas formas de contribuir para o aumento do consumo e do ticket médio de sua cafeteria, como veremos a seguir:

Funcionários

As músicas corretas influenciam o comportamento de sua equipe, fazendo com que ela trabalhe com mais energia e entusiasmo ou, se necessário, de forma mais calma e focada. Isso irá depender do tipo de som ambiente adotado, o que deve conversar diretamente com o conceito de sua cafeteria.

Clientes

A influência que o som ambiente da cafeteria exerce sobre seus clientes pode fazer com que fiquem igualmente mais animados e agitados, ou que fiquem mais relaxados e permaneçam ainda mais tempo consumindo no local. Os dois resultados são possíveis e o primeiro não necessariamente pode significar perda de dinheiro, desde que esteja de acordo com seu conceito.

Como utilizar música ambiente em uma cafeteria corretamente

Apesar de prometer ótimos resultados, um som na cafeteria deve ser utilizado corretamente, caso contrário surtirá efeito contrário e acabará por literalmente espantar os clientes e desconcentrar seus funcionários.

Para que sua cafeteria não corra o risco de se enquadrar nesse contexto, atente-se aos seguintes detalhes:

  • Volume: a música deve ser ouvida, porém num volume que não atrapalhe as conversas e os pedidos;
  • Estilo de música: deve ser preferivelmente calmo, o que ajuda no faturamento, mas nada impede que se adeque ao seu conceito;
  • O conceito de sua cafeteria: se seu estabelecimento é mais descolado e até mesmo serve drinks de café, aposte em estilos de música igualmente descolados e um volume levemente mais alto.

Nesse último caso a utilização do som ambiente dessa forma tende a aumentar a venda dos drinks ao invés da venda dos cafés em si, enquanto que uma cafeteria mais clássica, com ambiente mais calmo e procurada para trabalho ou um momento para relaxar, deve utilizar músicas mais calmas para aumentar a permanência dos clientes, que tendem a consumir mais dos itens mais clássicos da casa.

Outras dicas importantes para a sua cafeteria

O som ambiente, como o nome sugere, deve fazer parte da ambientação da sua loja e, portanto, conversar com todo o conceito aplicado, como mencionamos acima.

Logo, não deixe de pensar nos outros detalhes igualmente importantes para que sua cafeteria possua um ambiente confortável, acolhedor e inesquecível, como os móveis, o layout, as cores utilizadas na decoração, o atendimento oferecido e até mesmo o aroma que os clientes encontram ao passar pela porta ou na calçada.

Já aprendeu a importância de um som na cafeteria, mas ainda tem algum tipo de dúvida? Fale conosco pela página de contatos ou deixe um comentário abaixo.

---------------- Quero fazer um curso de barista grátis ----------------