Café requentado faz mal? Tire de vez essa dúvida =)
Se você está pensando em montar uma cafeteria simples ou mesmo agradar sua família ou seus amigos oferecendo a bebida mais famosa do mundo, provavelmente já se perguntou se café requentado faz mal. O hábito de reaproveitá-lo é extremamente comum em residências e estabelecimentos pequenos, e talvez por isso nem todas as pessoas tenham a mesma dúvida que você, mas hoje vamos explicar se de fato é preciso tomar cuidado.
Para isso, é preciso também falar sobre a forma de preparo e armazenamento do café, que possuem influência direta sobre o sabor e aroma adquiridos.
Café requentado faz mal: mito ou verdade?
Quando pensamos em café requentado, automaticamente vem à mente aquele cafezinho que é feito de manhã para ser bebido durante todo o dia. Porém, nesse contexto podemos incluir também a bebida que é preparada para ser consumida por até duas ou três horas depois, ou seja: por um período de tempo que, embora considerado curto para muitos, não deixa de ser prejudicial.
É importante ressaltar também que por requentado não se entende somente o café que de fato será esquentado após seu preparo, mas também o que é mantido em um recipiente que visa manter sua alta temperatura por horas.
O modo de preparo propriamente dito não influencia no fato de haver preocupação em relação a se o café requentado faz mal ou não, apenas se considerarmos que são eles que ditam como será o armazenamento. Entre esses modos de preparo podemos citar:
- O que utiliza máquinas;
- O que utiliza filtros de pano ou papel, sendo esse o menos aconselhável.
Para se obter um café de qualidade em todos os seus sentidos, deve-se evitar o preparo que necessita de filtros, adotado para o armazenamento em cafeteiras e garrafas térmicas, uma vez que estes favorecem a oxidação da bebida.
Via de regra, para que se possa aproveitar todas as características do café, é aconselhável que ele seja consumido em no máximo 20 minutos após o seu preparo, pois após esse período inicia-se o processo de oxidação, que tende a ser ainda mais rápido em garrafas térmicas por conta da temperatura interna.
Posto isso, o café requentado faz mal somente no que diz respeito ao favorecimento do surgimento da azia, sendo que os maiores males que pode apresentar é a alteração de aroma e sabor, empobrecendo a prezada experiência do cafezinho de manhã e após as refeições.
O preparo do café em máquinas adequadas
A melhor saída para um café sempre perfeito e que não possa causar nenhum tipo de mal ao estômago a longo prazo é evitar consumi-lo após os 20 minutos mencionados acima. É por isso, inclusive, que as cafeterias fazem tanto sucesso: nesses estabelecimentos cada café é preparado e servido na hora e individualmente, evitando sobras.
As máquinas que funcionam através de cápsulas também ganharam cada vez mais espaço em pequenas empresas e nas residências por permitirem o preparo de xícaras individuais de forma rápida.
A tarefa de escolher o equipamento perfeito, porém, nem sempre é fácil, apesar de ser recompensadora, então se você tem dúvidas também a esse respeito confira nosso post Qual A Melhor Máquina de Café Espresso.
Mas agora que você já sabe se café requentado faz mal, não há mais desculpas para continuar utilizando garrafas térmicas e cafeteiras, afinal você, seus amigos, familiares e clientes merecem o melhor dessa bebida tão especial. Tem algo a acrescentar ou alguma pergunta a fazer? Deixe nos comentários abaixo.
---------------- Quero fazer um curso de barista grátis ----------------