características do café

São inúmeras as características do café, uma das bebidas mais queridas pelos brasileiros e que movimenta fortemente a economia nacional. A variedade de condições climáticas e de plantio possibilita a produção de diversos tipos de grãos, o que acaba por influenciar os sabores na xícara, por isso é importante saber tudo que for possível sobre esse assunto.

Para entender o básico da qualidade do café, é necessário conhecer e saber diferenciar os tipos por meio da doçura, grau de acidez, amargor, corpo e aroma, como segue abaixo.

As principais características do café

Veja abaixo as principais características do café e, surgindo qualquer dúvida, deixe um comentário no final desse post.

  1. Espécies de grãos

Existem dois tipos que são os mais cultivados no mundo: Arábica e o Robusta.

  • Tipo Arábica: são originários da África Oriental, e costumam ser cultivados em regiões com altitude entre 400 e 1000 metros. São dotados de aroma intenso e utilizados para a fabricação de cafés de melhor qualidade e requinte.
  • Tipo Robusta: tem origem na África Central e pode ser cultivado a altitudes inferiores a 400 metros. Como seu cultivo é menos elaborado que o Arábica, possui baixo nível de acidez e costuma ser utilizado para a fabricação de cafés solúveis.
  1. Tipos de Torra

Uma boa torra realça diversas características do café, como o sabor e o aroma. Os grãos são submetidos a determinados processos de temperatura que produzem alguns tipos de cores, sabores e aromas.

Confira os tipos de torrefação a seguir:

Torra clara

Este tipo de torra, com duração mínima de sete minutos, preserva os óleos aromáticos do café, ameniza o amargor e acentua a acidez e seu corpo. Também é conhecido como “New England”, “Half-city“ ou “Cinnamon”, por conta da cor semelhante à da casca da canela.

Esse tipo de torra é ideal para máquinas de café expresso.

Torra média

É através da torrefação média que as quatro principais características do café – corpo, aroma, amargor e acidez – são balanceadas, em um processo que leva de nove a onze minutos.

O corpo da bebida é mais acentuado e o sabor mais rústico e aveludado. As cores do grão variam entre tonalidades do marrom e marrom aveludado.

Este tipo é ideal para uso em coador de pano ou filtro de papel.

Torra escura

Com torrefação mais longa (entre doze a quinze minutos) e grãos mais escuros, há menos acidez, um pouco mais de amargor e sabor mais forte.

É uma solução mais econômica para uso em coador de pano e filtro de papel.

  1. Nível de doçura do café

Os cafés mais requintados apresentam um sabor mais adocicado, não sendo necessário em alguns casos a adição de açúcar.

Cafés preparados com muitos grãos verdes, pretos ou ardidos não apresentam um grau de doçura identificável.

  1. Amargor

Outra característica do café é o nível de amargor, produzido pela cafeína. Os cafés com torra mais escura costumam ser mais amargos. Já os de qualidade mais elevada possuem um nível mais equilibrado ou leve.

O amargor também pode ajudar a disfarçar a acidez do café quando em baixos níveis. Contudo, em altos níveis pode interferir na percepção de outros elementos do sabor, podendo gerar resultados insatisfatórios para os consumidores.

  1. Acidez

A acidez, que costuma ser sentida nas laterais da parte de trás da língua, é característica principalmente do café colombiano, que encontra na Europa, em especial na Alemanha, um grande mercado para difusão.

O café brasileiro, de modo geral, tem pouco nível de acidez. Um café com muita acidez e que gera uma sensação azeda no consumo é considerado de qualidade inferior.

  1. Corpo

O corpo é a densidade do café, resultado do nível de óleos contidos, e pode ser sentido quando se descansa a bebida sobre a língua e a esfrega no céu da boca.

O corpo agradavelmente leve ou mesmo imperceptível são características do café mais elaborado. Existem bons cafés que também possuem o corpo mais pesado, mas são trabalhados de forma que essa densidade seja mais estruturada, sendo acompanhada de uma sensação aveludada.

Já os cafés com torra média e forte são mais encorpados, sendo muito comuns no Brasil justamente sob o título de “café forte” ou “encorpado”.

  1. Aroma

O café é um dos alimentos que possuem maior variação de aromas. De acordo com um estudo do especialista Ricardo Illy, o grão verde carrega cerca de 250 tipos de moléculas voláteis (que se vaporizam mais facilmente no ar e são responsáveis pela difusão do aroma). Já o torrado chega a possuir mais de 800.

Alguns tipos de aromas comuns são: florado, frutado, achocolatado, caramelizado, entre outros.

  1. Sabor residual (after taste)

Trata-se da sensação percebida após o café ser consumido, ou seja, a durabilidade da permanência do sabor desde as primeiras sensações aromáticas na garganta até se esvair.

Uma bebida que possui esse sabor remanescente geralmente remete à degustação de uma nova xícara. As notas de “flavor” (sabor e aroma) que permanecerem na boca também entram nessa categoria.

Os cafés avaliados como de melhor qualidade possuem um sabor remanescente mais intenso, persistente e agradável.

Roda de Aromas e Sabores da SCAA: um guia de características do café

Para ajudar especialistas a descreverem as características do café existe a chamada Roda de Aromas e Sabores (Coffee Taster’s Flavor Wheel), modelo criado na década de 1980 pelo conceituado aromista francês Jean Lenoir, sob encomenda da Associação Norte-Americana de Cafés Especiais (SCAA).

Para chegar à classificação, Lenoir realizou um grande estudo com as características dos cafés fabricados em várias partes do mundo, chegando a definições comuns presentes nesses produtos.

Trata-se de um círculo dividido em duas grandes partes:

  • Taste (paladar), na parte esquerda do círculo, que refere-se aos diferentes tipos de paladar e nuances.
  • Aromas, à direita, que subdividem-se entre os de natureza Enzimática, de Caramelização de Açúcares e de Destilação Seca.

Com a combinação desses elementos, é possível que os especialistas possam descrever e classificar as características do café que degustam com maior precisão.

Gostou? Conheça mais curiosidades sobre essa bebida que tanto amamos em nosso blog.

---------------- Quero fazer um curso de barista grátis ----------------