O que é infusão?
Quando perguntamos “o que é infusão?” para alguém, grandes são as chances de obtermos a seguinte resposta: é chá. Porém essa resposta não está correta, ao menos não completamente, e quando se pensa em infusão de café pode estar ainda mais errada, considerando que cada tipo de bebida, seja ela chá ou infusão, possui suas particularidades.
Teoricamente, é seguro dizer que qualquer chá pode ser considerado infusão, porém nem toda infusão pode ser considerada chá, pois existem inúmeros elementos que podem ser utilizados em seu preparo.
O que é infusão
A infusão muitas vezes é confundida com o chá por ter a água quente como base de preparo. Porém, enquanto que o chá utiliza ingredientes como flores, ervas e frutas para ser preparado, a infusão em si lança mão desses mesmos itens e muitos outros, como:
- Sementes;
- Raízes;
- Grãos;
- Cascas.
Ou seja: uma única planta pode ter todos os seus elementos utilizados para a preparação de infusões, como é o caso do café.
O que é infusão de café?
Como já mencionamos em alguns posts, incluindo o “Quem trouxe o café para o Brasil”, uma das histórias mais difundidas acerca da descoberta da bebida cita um pastor etíope, que passou a dar mais atenção à planta após notar como suas cabras ficavam após consumir seus frutos.
E a primeira forma de consumo adotada por ele foi justamente uma infusão, deixando esses frutos na água quente para bebê-la depois. A infusão de café, de fato, também segue a regra de qualquer outra infusão, e hoje é realizada com praticamente qualquer parte da planta.
Ela é, por sinal, muito comum em diversos países, principalmente no Oriente Médio e na África, que notam os benefícios dessas infusões e através dela encontrar bebidas igualmente saborosas, porém mais baratas que o café tradicional. Quando realizada com a folha do café, por exemplo, a infusão pode ajudar a combater doenças e a dar mais energia, porém nessas localidades o mais comum é o uso da casca do cafeeiro como ingrediente principal.
E, por falar no cafezinho tradicional propriamente dito, você sabia que ele também pode ser preparado através de infusão, ou seja, deixando o pó em contato com a água quente por um período específico, que pode ser curto ou longo? É o tempo de infusão, aliás, que irá ditar o sabor da bebida.
O preparo do café através da infusão
Quem utiliza prensa francesa, por exemplo, pode colocar água fervente sobre o pó na cafeteira, misturá-los e deixar essa mistura descansar por alguns minutos antes de pressionar o êmbolo. Já uma outra forma de preparar o café através da infusão, a depender do método, é justamente o contrário, colocando o pó diretamente sobre a água para então mexer.
Outra técnica que pode ser utilizada tanto para cafés coados quanto para os expressos é a chamada pré-infusão, na qual se coloca um pouco de água quente sobre o pó somente para que cada partícula seja umedecida igualmente. Dessa forma, evitam-se “pelotinhos” de pó seco, que não contribuem para um bom sabor.
Agora que você já sabe o que é infusão de café, que tal experimentar ou tentar prepara uma? Ah, e assim como o café normal, as infusões também são ótimas para criação de blends (explicamos o que é blend de café aqui), sendo ideais também para quem ama bebidas criativas.
Qualquer dúvida ou dica, deixe nos comentários =)
---------------- Quero fazer um curso de barista grátis ----------------