Afinal, quem trouxe o café para o Brasil?
Consumimos essa bebida diariamente, mas dificilmente alguém se pega refletindo sobre quem trouxe o café para o Brasil, não é mesmo? Talvez isso ocorra pelo fato de essa informação ter pouca importância para os consumidores e até mesmo para quem trabalha com o café indiretamente, mas uma coisa é certa: se você pretende fazer um curso de barista para se tornar um profissional da área, ou se trabalha em fazendas produtoras, é interessante que saiba a origem desse produto em território nacional.
A história acerca desse assunto é curta e simples de entender, embora seja também inusitada, como você poderá descobrir no decorrer desse post.
A história do café
A história do café, independente do ângulo pelo qual é vista, é repleta de detalhes inesperados e interessantes, não sendo à toa que essa bebida se tornou tão especial e peculiar com o passar dos anos.
A maior lenda de todas ligadas à bebida, por sinal, inclui um pastor etíope que percebeu o poder estimulante dos grãos ao ver o comportamento de seu rebanho após prová-los, sendo essa a versão mais adotada da origem da bebida.
Porém, quando realmente falamos da bebida em si, e não do consumo do café como fruta, é impossível não mencionar os árabes que, já acostumados a consumir chá constantemente, deram início à torra dos grãos e mistura com água quente, criando o que seria por muito tempo chamado de “vinho árabe”.
Daí em diante, mais precisamente a partir do século VXII e com os europeus desenvolvendo cada vez mais o gosto pela bebida, deu-se início ao processo de “distribuição” de mudas começando pela própria Europa, mais especificamente pela Holanda. Por distribuição, porém, entende-se basicamente contrabando.
Quem trouxe o café para o Brasil
A vinda do café para o Brasil não foi diferente, sendo atribuída ao sargento Francisco de Melo Palheta que, em visita à Guiana Francesa a mando do governador do Pará em 1727, tinha a missão de trazer sementes da planta para o Brasil.
Mas a tarefa não se mostrou tão simples como parecia ser, havendo resistência por parte do governador local, cuja esposa precisou ser persuadida a doar uma muda de café, que viria escondida para o Brasil para dar início às plantações no Pará e, posteriormente, em outras localidades brasileiras.
Embora trazido de forma ilegal, como muitos afirmam, o café rapidamente se mostrou importante para a cultura e, principalmente, para a política e a economia brasileira, sendo responsável pela construção de muitas fortunas e por fortes laços entre o Brasil e países importadores.
Hoje, podemos afirmar com segurança que nosso país é o maior produtor de café do mundo e o segundo maior mercado consumidor da bebida. História interessante, não é mesmo? Junto a um produto tão influente não é de se admirar o número de empresas que nasceram para complementar esse mercado, como a La Cimballi, e também o número de sites e blogs que visam difundir curiosidade e informações, como o nosso blog, onde você encontra posts como:
Você conhece mais alguém que não sabe quem trouxe o café para o Brasil? Então compartilhe esse post =) Qualquer dúvida é só deixar nos comentários ou entrar em contato.
---------------- Quero fazer um curso de barista grátis ----------------